Teoricamente, o bicarbonato de sódio é conhecido apenas como um composto sólido, cristalino e branco. Na prática, a situação muda e, assim, aparecem as mil e uma utilidades do bom e velho bicarbonato no cotidiano das pessoas.

 

O lado bom começa na hora de comprar, por ser barato e fácil de encontrar. E seus benefícios não são de hoje, mas integram a sabedoria dos antigos egípcios, que já o utilizavam como sabão, para higiene e limpeza. Depois foi usado como fermento de pão e, de geração em geração, foi agregando funções e valores.

bicarbonato de sodio
Bicarbonato pode ser útil para eliminar mau hálito e fazer esfoliante caseiro. Foto: iStock, Getty Images

Bicarbonato de sódio na utilidade doméstica

Antes de mostrar os benefícios estéticos do bicarbonato de sódio, separamos algumas funções domésticas do produto.

 

1. Desentupidor

Com duas colheres de bicarbonato e água quente em seguida, aguardando um pouco antes de usar, você terá um ótimo desentupidor de pia.

2. Cheiros

Armários e geladeira vão ter outro cheiro depois de colocar um potinho aberto com uma xícara pequena de bicarbonato. Troque-o a cada três meses.

3. Limpador

Limpa fogão, forno e a pia de inox. Passe uma esponja embebida em água com bicarbonato, e deixe por cerca de 30 minutos. Retire com uma esponja limpa.

4. Rótulos

Para retirar a cola de rótulos, misture o bicarbonato com óleo e aplique sobre o local. Meia hora depois, retire tudo com um pano seco.

Bicarbonato de sódio na beleza

Agora sim, você vai conhecer o poder do bicarbonato – que vai facilitar a sua vida – em sete truques de beleza:

1. Manchas

O bicarbonato de sódio ajuda a eliminar as manchas e até placas nos dentes. Coloque uma pastinha com bicarbonato e um pouco de água sobre a escova.

Para o mau hálito – segundo informações da Associação Brasileira de Halitose, 30% dos brasileiros sofrem com o problema -, dissolva duas colheres de chá do produto em água morna e utilize em bochechos.

2. Caspa

Dissolva três colheres de bicarbonato na porção de shampoo que vai utilizar para lavar o cabelo para remover a oleosidade e reduzir a caspa. Utilize essa mistura até a caspa desaparecer por completo.

3. Pés

Excelente para pés inchados, cansados e ressecados. Encha um recipiente com água morna e bicarbonato e mergulhe os pés, até os tornozelos.

4. Banho relaxante

Em uma banheira, dissolva 250 gramas do produto com água quente. Você terá um banho relaxante e que vai deixa-la com a pele macia e brilhante.

5. Esfoliante

Misture uma xícara de farinha de aveia e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e adicione água até formar uma pasta. Umedeça o rosto e aplique a pasta com movimentos circulares.

Retire com água morna. Esse esfoliante é ideal para quem tem acne. Uma papa de bicarbonato com água no rosto por cinco minutos também é uma ótima máscara de beleza.

 

6. Transpiração

Misture suco de limão com duas colheres de sopa de bicarbonato até formar uma pasta, que você deve usar diariamente para lavar as axilas. Remove as manchas e diminui odor da transpiração.

 

7. Barbas

Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio numa xícara de água morna é suficiente para aplicação antes e depois de barbear. Essa loção acalma o ardor da lâmina e deixa a pele macia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


DEIXE UMA RESPOSTA