Motivação

Dia da Enfermagem oportuniza refletir sobre a profissão

Por Redação Doutíssima 12/05/2015

O 12 de maio é o Dia da Enfermagem, data importante para os profissionais indispensáveis aos cuidados com a saúde. Os homenageados são os enfermeiros, técnicos e auxiliares.

 

Esses profissionais, presentes nos ambientes de saúde, têm um importante e árduo trabalho ao cuidar dos pacientes e auxiliar os médicos. A carreira nobre e de prestação de auxílio é uma das opções para quem busca trabalhar no cuidado com a população.

dia da enfermagem

A enfermagem é uma área importante da saúde e que exige dedicação do profissional. Foto: iStock, Getty Images

Segundo uma estimativa do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, a área da saúde é uma das que mais emprega profissionais por todo o território brasileiro.

 

São aproximadamente 2,9 milhões de postos, conforme um levantamento realizado em janeiro de 2015. Dentre esses profissionais, estão técnicos, auxiliares e profissionais homenageados no Dia da Enfermagem.

 

Outro dado importante é a estimativa de novas contratações na área. Conforme a Associação Nacional dos Hospitais Privados, foram 500 novas contratações por mês em todo o país desde 2012.

Origem do Dia da Enfermagem

O Dia da Enfermagem é comemorado na data de aniversário da famosa enfermeira Florence Nightingale. Foi ela a fundadora da escola de enfermagem no Hospital St Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo, agora parte do King’s College de Londres.

Florence ganhou fama devido ao seu auxílio e atendimento aos feridos na Guerra da Crimeia. Ela foi pioneira na utilização do modelo biomédico, baseando seus atendimentos na medicina praticada pelos médicos.

A enfermeira era religiosa e acreditava que havia sido destinada por Deus à profissão de enfermeira.

Comemore você também o Dia da Enfermagem

Já pensou como é a carreira dos profissionais homenageados no Dia da Enfermagem? Conversamos com a conselheira do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Dóris Humerez, sobre a profissão.

A conselheira menciona que a atuação dos profissionais da área de enfermagem é muito extensa. “Quem deseja adentrar na profissão deve estar ciente de que tem muito a aprender, deve gostar de gente e gostar de cuidar, que é a essência da enfermagem” ressalta Dóris.

Ainda nas palavras da profissional consultada para essa matéria, “o enfermeiro é um profissional, geralmente assalariado, com grande jornada de trabalho.”

Ainda explica que quem “deseja adentrar na profissão deve considerar que tem que ser muito dedicado”, principalmente em relação às escalas de trabalho que incluem plantões noturnos e turnos de trabalho em sábados, domingos e feriados.

Apesar de parecer, Dóris reforça que essas características não são desanimadoras. “A enfermagem é a maior profissão da área da saúde e tem importância fundamental”, explica.

Ela ainda frisa que todos os outros profissionais da saúde entram e saem em atendimentos, mas o de enfermagem precisa estar acompanhando 24 horas por dia.

Então, que tal optar por uma carreira na área de saúde em que você possa comemorar o Dia da Enfermagem?

Cuidar das pessoas é uma atividade muito gratificante, e a profissão de enfermagem oferece opções de trabalho em diversas frentes. Se você ficou interessado, que tal procurar hoje mesmo um instituto de formação na área da saúde?

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!