Unhas

Mantenha as unhas saudáveis e evite 6 tipos de micose

Por Redação Doutíssima 12/05/2015

Talvez você não saiba que existem seis tipos de  micose de unha – conhecida também como onicomicose – que podem afetar a sua saúde. Os cuidados com pés e mãos são fundamentais para evitar esse mal que deixa sequelas estéticas e de saúde. Conhecer o problema e identificar os sintomas facilitam o tratamento e a cura.

Antes de mais nada, tenha alguns cuidados para manter as unhas saudáveis e livres desses tipos de micose. Comece por não andar descalço em pisos constantemente úmidos; evite mexer na terra sem luvas; use apenas o seu material de manicure particular; evite calçados fechados e evite meias sintéticas (prefira as de algodão).

tipos de micose

Cuidados com pés e mãos são fundamentais para evitar tipos de micose. Foto: iStock, Getty Images

O que são os tipos de micose

A onicomicose, ou micose das unhas, segundo informações da Sociedade Brasileira (SBD), é uma infecção por fungos que se “alimentam” da queratina, a substância que forma as unhas.

Solo, animais, ou alicates e tesouras contaminados podem ser a fonte dessa infecção, que atinge, mais comumente, as unhas dos pés, especialmente porque sapatos são ambientes escuros, fechados, aquecidos e muitas vezes úmidos.

Os medicamentos utilizados para tratar os vários tipos de micose de unha são, em geral, em forma de cremes de aplicação local, soluções ou esmaltes anti-fúngicos.

 

Os tipos de micose podem se manifestar de várias formas. Entre as mais frequentes, estão:

1. Descolamento da borda livre

Nesses casos, a unha se descola do dedo, iniciando pelos cantos. Ela fica oca e com isso, permite acúmulo de material no local. É a forma mais frequente.

2. Espessamento

Faz com que a espessura da unha aumente, ficando dura e grossa. Essa forma pode causar dor e ocasionar aspecto de “unha em telha” ou “unha de gavião”.

3. Leuconíquia

Ocasiona manchas brancas sobre a unha.

4. Destruição e deformidades

A unha fica frágil, quebradiça e se despedaça, ficando totalmente deformada.

5. Paroníquia

Conhecida como unheiro, essa forma inflama o contorno da unha, fazendo com que fique dolorido, inchado e avermelhado.

Reconheça os 6 tipos de micose de unha

Para aplicar um tratamento eficaz contra a onicomicose, é importante reconhecer o tipo de infecção fúngica que a causou. Nesse caso, são seis tipos de micose:

1. Subungueal distal e lateral

Dos tipos de micose, é o mais comum. As manchas aparecem próximas à parte branca da unha e nas áreas laterais, progredindo até ao leito subungueal. A unha torna-se opaca, espessada, quebradiça e frágil, e pode levantar a pele.

2. Superficial branca

Representa cerca de 10% dos casos. O fungo se apresenta em manchas brancas e calcárias na superfície da unha. A infecção é por dermatófitos e faz com que a unha fique quebradiça e corroída.

3. Proximal

É rara e costuma afetar pacientes imunocomprometidos, como os de HIV, diabetes ou doença vascular periférica. É infecção por dermatófitos e causa manchas brancas que se expandem pela unha.

4. Endonyx

É uma variante da onicomicose subungueal lateral distal. Apresenta descoloração branco-leitosa na unha.

5. Por candida

A onicomicose por candida é comum em pessoas que constantemente estão com as mãos imersas em água. Essa infecção fúngica é muitas vezes acompanhada por paroníquia, uma infecção em torno da unha.

6. Distrófica total

É a destruição completa da unha, a fase terminal de todos os demais tipos. Necessita de um diagnóstico antes do início do tratamento, uma vez que ele é toxico e longo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!