Cabelos

Cabelos rastafári exigem hidratação profunda

Por Redação Doutíssima 13/05/2015

O cabelo rastafári teve origem no movimento religioso de mesmo nome, surgido na Jamaica e criado por camponeses afrodescendentes na década de 1920. As diretrizes da religião não permitem que se corte ou penteie os cabelos, por isso os fiéis criaram os famosos dreadlocks.

 

Os dreads (como são popularmente conhecidos) já ultrapassaram as barreiras geográficas e da crença e foram tendência nos anos 1990. Em alta ou não, ainda assim é comum ver pessoas andando na rua com esse tipo de penteado.

rastafari

Dreads precisam de cuidado e hidratação porque podem danificar os fios de cabelo. Foto: iStock, Getty Images

Pelo modo como o cabelo rastafári é feito, os fios sofrem bastante agressão. Por isso, é tão importante ter ainda mais cuidado com os cabelos após fazer os dreadlocks.

 

Informações sobre cabelo rastafári

Para fazer o look com dreadlocks, o cabelo precisa estar comprido. Isso porque os fios, quando acumulados nas pequenas mechas e torcidos, perdem bastante o comprimento. Então, saiba que o comprimento do seu cabelo mudará ao fazer os dreads.

Os dreads precisam de manutenção a cada dois ou três meses, dependendo do que o profissional lhe indicar. A manutenção serve para manter o formato dos rolinhos feitos com as mechas e para incluir o crescimento dos cabelos nesse processo.

Dependendo do tipo de produto usado para fazer o cabelo rastafári, você só conseguirá remover os dreads cortando eles fora. Em alguns casos, é possível desfazer as mechas usando condicionador e os dedos para remover o formato de rolinho das mechas.

Ainda que possível, remover os dreads é um procedimento muito prejudicial aos fios. Após voltar ao seu visual normal, os fios ficarão ressecados e quebrados em muitos pontos. Antes de optar pelo visual, tenha isso em mente.

Além disso, procure um profissional com experiência nesse tipo de penteado em sua cidade. Ele é conhecido como dreadmaker. Converse com ele sobre a mudança que você gostaria de fazer no seu visual e se sinta confiante.

Cuidados com o cabelo rastafári

Existem alguns cuidados específicos para esse visual que você pode seguir para mantê-lo bonito e hidratado.

 

1. Lavar os cabelos

Não lave os cabelos todos os dias, pois as mechas demoram muito para secar.

2. Produtos

Ao usar shampoo e condicionador, não passe os produtos na raiz, apenas no comprimento dos dreads.

3. Secador

Se for usar o secador de cabelos, opte pelo vento frio ou morno. Não use calor direto no cabelo rastafári. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, é importante manter o objeto a, no mínimo, 20cm do cabelo. Isso vale para todos os visuais.

4. Hidratação

Hidrate muito os fios. Ao fazer os dreads, o cabelo sofre muito e precisa repor os nutrientes. Converse com o profissional responsável pelo estilo do seu cabelo e saiba que tipo de hidratação é compatível com os dreadlocks.

5. Piscina

No verão, o cloro, o sal e a alta incidência de luz solar são extremamente prejudiciais ao cabelo rastafári. Se entrar na piscina ou no mar, é recomendado lavar bem os dreads com água limpa até remover todos os resíduos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!