Motivação

Como estudar: confira dicas para turbinar o aprendizado

Por Redação Doutíssima 13/05/2015

Saber como estudar para um concurso ou uma faculdade é algo que muitas pessoas desejam. A vida moderna exige aperfeiçoamento constante, e um dos maiores desafios é manter a concentração e encontrar formas de estudar para fazer o tempo render mais. Porém, a mesma tecnologia que pode facilitar é, algumas vezes, o que mais atrapalha o foco dos estudantes.

 

É claro que varia muito de uma pessoa para outra e também a situação, mas a tecnologia tem papel fundamental quando se trata de dispersão. “Temos em mãos uma possibilidade de interação com o mundo cada vez maior, através da internet e seus atrativos”, diz a pedagoga e professora do curso de Pedagogia da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo (RS), Cristiane Ramos Vieira.

como estudar

A organização de uma rotina pode facilitar na hora de estudar para um concurso. Foto: iStock, Getty Images

Mais disciplina para saber como estudar

Ela dá algumas dicas importantes para quem precisa encontrar um método eficiente de como estudar, especialmente aos mais distraídos. Segundo Cristiane, se uma pessoa tem facilidade de distração, ela precisa organizar  um ambiente que não facilite ainda mais essa dispersão.

Um ponto destacado por Cristiane é a diferença entre memorizar e absorver a informação. O processo de memorização é uma habilidade, mas isso não significa que haja produção de conhecimento.

 

Segundo a pedagoga, as pessoas confundem decorar com estudar porque em alguns momentos, realmente, pode haver necessidade de memorização, como datas, fatos históricos, leis.

 

Como estudar administrando o tempo

O tempo investido no processo de como estudar é outro aspecto bem importante se você quer realmente aprender. No entanto, de acordo com a professora, o tempo de preparação é muito relativo, pois depende de cada situação e de cada pessoa, mas é importante se analisar a rotina pessoal.

Algumas pessoas só conseguem saber como estudar em tempo maior no final de semana, ou seja, terão que se organizar com mais antecedência para os estudos. Para quem tem pouco tempo, a busca de informação constante através dos meios de comunicação pode ajudar.

Mas, nesse ponto também é preciso ter cautela. “Pode ajudar se aquela informação de alguma maneira for útil para o foco de estudo. Por outro lado, existem pessoas que têm grande facilidade de retornar a concentração, e o fato de se dispersar em alguns momentos não atrapalha na retomada dos estudos”, completa.

Dicas para estudar

E, se você quer dicas de como estudar, anote as sugestões abaixo de Cristiane e deixe em local visível -para não esquecer:

 

1. Rotina

Organize sua rotina de estudos e não fuja dessa organização. Por algum tempo, talvez passeios, viagens e outras coisas que dispersem terão que ser deixadas para depois.

 

2. Abdicação

Não abdique totalmente de coisas que lhe dão prazer, como passar um tempo navegando na internet, em redes sociais etc. Mas faça isso por um tempo e depois ‘feche as janelas’ do computador e volte ao foco de estudo.

 

3. Alimentação

A alimentação e o cuidado com o sono e o descanso são importantes, procure parar alguns minutos para comer, para descansar e voltar à organização inicial.

4. Problemas

Não modifique sua rotina a ponto de causar problemas a si mesmo, pois isso pode ser uma forma de “boicotar” os estudos. Mas precisa encontrar ou organizar o tempo específico para isso.

5. Ambiente

Procure um lugar na casa ou no local de estudo sem tráfego de pessoas ou muita movimentação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!