Cabelos

Aprenda a fazer penteados com tranças afro

Por Redação Doutíssima 14/05/2015

Se você achou que elas já tinham saído de vez da moda, estava enganada: as tranças afro estão voltando com tudo ao cenário fashion. A temporada das semanas de moda serviu para confirmar a volta das trancinhas, através de looks nos desfiles de grifes como Têca, na São Paulo Fashion Week (SPFW).

Entretanto, a regra para apostar no visual agora é incrementar as tranças em penteados mais elaborados. Há toda uma proposta por trás da tendência: incentivar uma aparência charmosa, digna de mulheres guerreiras. Neste contexto, as tranças afro podem até mesmo serem feitas em formato de uma coroa, como as das deusas gregas.

tranças afro

Tranças afro voltam a ser tendência em penteados estilosos. Foto: iStock, Getty Images

Saiba como incluir tranças afro no penteado

Existem várias formas de trançar os fios e garantir penteados afro incríveis. É possível trançar até a metade da cabeça ou da raiz às pontas, variando também com o cabelo solto ou preso. Inspirações e maneiras de usar tranças afro não faltam. Confira alguns penteados:

Coque

Aposte na trança para elaborar um coque lindo. Para fazer em casa, basta pentear os fios para trás, fazer um rabo de cavalo e prender com uma presilha bem firme. Para finalizar, é só trançar o rabo de cavalo e prender com elásticos transparentes em forma de coque.

Tiara

Mulheres com fios longos podem apostar na tiara de trança. Para fazer o penteado, é necessário separar uma mecha lateral do cabelo e trançá-la. Depois, arrumar a franja e jogar o resto do cabelo para trás.

O próximo passo é passar a mecha trançada até a outra lateral da cabeça e prender com grampos. Fica lindo com o cabelo solto ou preso. Se estiver buscando um visual mais romântico, é possível fazer um coque simples com o cabelo que ficou solto na parte de trás.

Trancinhas presas

As tranças afro podem ser presas de muitas maneiras. Em casa, é possível trançar o cabelo todo e fazer variações, prendendo para trás apenas algumas trancinhas. Já um visual mais elaborado pode ser complicado, mas com a ajuda do cabeleireiro é possível criar looks incríveis. O destaque do desfile da Têca na SPFW foi um penteado que dividia o cabelo em três tranças afro embutidas desde a raiz.

 

Tranças afro na cabeça das celebridades

Por se tratar de um penteado poderoso, é claro que as tranças afro já fizeram a cabeça de várias celebridades. Agora, com a tendência impulsionada pelas grifes, é possível se inspirar em alguns looks de famosas para investir nesse visual.

A cantora Beyoncé e sua irmã Solange já utilizaram as tranças afro para engrandecer a aparência. Quando viajou à Cuba, a cantora pop ostentou com tranças afros presas em um coque alto.

Outra diva da música que apostou nas tranças afro para potencializar o penteado foi Alicia Keys. Ela investiu nas trancinhas por todo o comprimento do cabelo, cruzadas na raiz. Basta uma rápida navegada na internet para você ver que não faltam inspirações para investir nas trancinhas e se jogar na tendência.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!