Dica do Nutricionista

Sal rosa possui grande poder desintoxicante

Por Redação Doutíssima 14/05/2015

Quando o assunto é criatividade na cozinha, um dos destaques é o tempero. Muitas vezes, basta trocar um ingrediente de uma receita e o resultado pode surpreender. Um dos itens que podem fazer sucesso é o sal rosa. Você já o conhece?

Ele é originário do Himalaia e chama a atenção por sua pureza química. Sua cor rosa deve-se à alta concentração de minerais na composição: ele carrega mais de 80 tipos de minerais e é derivado de antigos depósitos de sal do mar.

sal-rosa

Sal rosa tem poder antioxidante, mas não está livre de sódio. Foto: iStock, Getty Images

Sal rosa é indicado para finalização dos pratos

Apesar disso, ele não é indicado para substituir totalmente o sal marinho, o tradicional sal de cozinha. Segundo a chef de cozinha Elisabete Silva Carneiro, coordenadora do Curso de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Anhanguera de São Caetano e Unian Santo André (SP), o sal rosa tem sabor metálico, embora agradável.

“Ele é indicado mais para finalizações dos pratos, onde contribui com a textura e um sabor bem exótico”, comenta Elisabete. Ela ressalta que, devido à sua propriedade, o tempero altera o sabor dos alimentos.

Outro ponto destacado por ela é que o sal rosa possui sódio e, por isso, não pode ser um substituto do sal marinho. Há restrição do seu uso por pessoas que têm complicações de saúde relacionadas ao sal em geral. “As pesquisas revelam que, em um grama de sal rosa, há 230 mg de sódio”, comenta a chef.

O sal do Himalaia possui grande poder desintoxicante e, por isso, ajuda a eliminar as toxinas do corpo, purificar o sangue e ainda regula a produção de óleo pela pele. A sua alta concentração de magnésio ainda atua na prevenção de cãibras, no fortalecimento muscular e do sistema imunológico.

Sal rosa além da cozinha

O sal rosa também pode ser usado muito além da cozinha e os benefícios podem ser sentidos, literalmente, à flor da pele. Para esfoliação, ele é bastante usado no preparo de sabonetes e cremes.

Uma das formas bem frequentes do uso do  sal do Himalaia é no banho de sal. O sal rosa é ótimo para quem quer relaxar e tonificar a pele. Ele é ótimo para esfoliar, tratar a pele e rejuvenesce.

Isso acontece porque, misturado com a água morna, ele impulsiona a transpiração e, com isso, provoca a eliminação de toxinas. Para preparar um banho de sal rosa, é simples e bem fácil. Basta adicionar sal à vontade na banheira e ficar em imersão por aproximadamente meia hora.

Quanto maior a quantidade do sal, maiores os benefícios que ele proporcionará. Por isso, não economize. Quando terminar o tempo de imersão, não enxágue o corpo, seque-se diretamente.

Especialistas garantem que esse banho, quando feito antes de dormir, também proporciona um sono relaxante, digno de rainha! Que tal tirar a prova?

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!