Gestante

Bebê a caminho: o que levar na mala da maternidade

Por Redação Doutíssima 15/05/2015

Organizar a mala da maternidade é algo que pode preocupar muitas gestantes. Afinal, além do final da gravidez, das expectativas e da ansiedade, a mulher ainda precisa pensar no que levar consigo para a hora da chegada do bebê. O que pode ser resolvido com organização e calma.

 

O que é preciso ter em mente na hora de selecionar os itens é que além do bebê, você também vai necessitar de algumas coisas. Não esqueça disso.

mala da maternidade

Fralda de pano e manta são itens que podem ser úteis para o nascimento do bebê. Foto: iStock, Getty Images

Quando deixar a mala da maternidade pronta?

O tempo normal de uma gestão, ou o período certo para o bebê nascer é por volta de 37 semanas. Entretanto, os médicos sempre consideram período de sobreaviso já a partir das 34 semanas.

Se você é do tipo tranquila, pode preparar a mala da maternidade a partir das 34 semanas de gravidez. Isso foi o que a apresentadora Ana Hickmann fez. Segundo ela, em uma entrevista para a imprensa, é importante estar com tudo pronto, já que o bebê pode nascer a qualquer momento.

Mas se você é do tipo que acha que qualquer dia é dia para nascer, chegou na trigésima primeira semana e já está se angustiando, faça a mala da maternidade. Isso já vai ser uma terapia para acalmá-la.

Aproveite e peça para o cônjuge ajudar, assim, se pedirem para ele uma roupinha depois de o bebê nascer, ele vai saber onde está.

Conselhos úteis para a mala da maternidade

Na hora em que você for organizar a mala, é possível seguir algumas orientações úteis para deixar tudo preparado.

1. Limpeza

Lave as roupas do bebê antes com sabão neutro.

2. Etiquetas

Retire as etiquetas pois podem causar irritações na pele.

3. Itens fornecidos

Informe-se com a maternidade sobre o que é fornecido: fraldas descartáveis, compressas, toalhas de banho, entre outros.

4. Documentos

Não esqueça da carteirinha do plano de saúde, cartão de pré-natal ou carta do médico com informações do pré-natal e documentos pessoais.

Itens importantes para a mãe e para o bebê

importante lembrar que a mala deve conter itens para o bebê que vai chegar e, também, para você. Existem algumas sugestões que podem facilitar o momento da organização e que podem deixá-la mais tranquila.

Quando for organizar a sua mala, coloque, pelo menos, três camisolas ou pijamas com abertura na frente. Não esqueça das calcinhas – que devem ser grandes e confortáveis -, do robe, do par de chinelos ou pantufas, meias, sutiã, produtos de higiene pessoal e roupas confortáveis.

Em geral, os hospitais cedem absorventes depois do parto, mas se você tiver suas preferências, leve junto na mala da maternidade. Outros objetos que você pode levar são a máquina fotográfica e uma lista com o telefone das pessoas que devem ser avisadas após o nascimento do seu filho.

Para a mala do seu filho, coloque macacões para recém-nascidos, camisas tipo pagão, calças com pés, manta de algodão, xale de linha ou lã, casaquinhos de lã – com botões na frente -, fraldas de tecido, paninhos de boca e pares de meia.

Na hora de preparar a mala da maternidade do bebê, não se preocupe com as fraldas descartáveis, que costumam ser cedidas pelas maternidades.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!