Remédios Caseiros

Veja 10 dicas de como acabar com as caspas

Por Redação Doutíssima 15/05/2015

Como acabar com as caspas é uma questão que tira o sono de muita gente. Trata-se da descamação do couro cabeludo, quando a eliminação normal das células velhas evolui para uma dermatite seborreica. A caspa é uma manifestação mínima da dermatite, que é mais grave e pode atingir grande parte do corpo.

 

Saber acabar com as caspas é uma questão igualitária para homens e mulheres, e afeta tanto os cabelos oleosos quanto os secos. Não é contagiosa, mas pode ser hereditária, uma condição crônica, com fases de melhora e de piora que exigem tratamento constante.

como acabar com as caspas

Estresse e alimentação inadequada podem ser causa do aparecimento da caspa. Foto: iStock, Getty Images

Acabar com as caspas no inverno

A estação do frio tende a agravar certas doenças, uma delas é a dermatite seborreica. A ausência do sol piora essa condição do couro cabeludo, que no verão, tende a ficar mais controlada.

Os banhos mais quentes e intervalos maiores sem lavar os cabelos fazem com que aumente a caspa no inverno. Isso ocorre porque nessa época do ano, as glândulas sebáceas produzem mais oleosidade para proteger o couro cabeludo das agressões climáticas como ventos e frio.

Pessoas com psoríase, foliculites ou infecção por fungos têm maior tendência a desenvolver caspa. Além desses fatores, a Sociedade Brasileira do Cabelo incluiu ainda na lista pacientes com Parkinson, epilepsia, paralisia facial, poliomielite e quadriplegia como fatores de risco. Estima-se que, no mundo, 50% da população sofra com a caspa.

Como acabar com as caspas: 10 truques

Para aliviar o problema da caspa, separamos 10 truques que podem te ajudar. Confira:

1. Alimentação

Vamos começar controlando seus nervos e comendo melhor, afinal, estresse e má alimentação são fatores responsáveis pela caspa. A dieta deve ser rica em frutas, verduras e proteínas. Também beba chá de hamamélis (planta com ação antisséptica), e beba bastante água.

2. Gorduras

Evite consumir alimentos gordurosos, como frituras, chocolates ou creme de leite.

3. Limão

Use suco de limão depois de lavar os cabelos. Além de ser bom para acabar com as caspas, ainda deixará seu cabelo brilhoso. Se quiser intensificar o efeito anticaspa, adicione suco de groselha-da-Índia.

4. Beterraba

Mais uma receita caseira. Use a água da fervura da beterraba, fria, para enxaguar o couro cabeludo.

5. Banhos

Evite banhos muito quentes. Isso resseca a pele e o couro cabeludo. As glândulas sebáceas, para ajudarem na defesa, acabam produzindo mais oleosidade.

6. Massagem

Ao lavar os cabelos, massageie com a ponta dos dedos, e não com as unhas. Além disso, imprimir toda a força que você tem nesse processo só vai ativar as glândulas a produzirem ainda mais oleosidade.

7. Raiz do cabelo

Lave os cabelos a partir da raiz até as pontas, não durma com os cabelos molhados, também não use gorros, bonés ou prenda os cabelos úmidos, e evite o uso do secador de cabelos.

8. Sol

O sol é aliado e é um dos grandes auxílios quando o assunto é como acabar com as caspas. Tome sol de manhã, por dez minutos e três vezes por semana.

9. Calvície

É importante lembrar que quando não tratada a tempo, a caspa pode resultar em calvície, independente do sexo.

10. Dermatologista

Se você ainda tem dúvidas sobre como acabar com as caspas, procure um dermatologista. Ele vai avaliar o melhor tratamento para você.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!