Esporte

Aquafitness ajuda a melhorar a resistência e a flexibilidade

Por Redação Doutíssima 16/05/2015

A aquafitness, também conhecida como hidroginástica, é uma ótima atividade física, sendo recomendada para pessoas de todas as idades. Isso ocorre porque na água o indivíduo consegue se exercitar sem o esforço extra ou a dor articular e muscular que muitas vezes acompanha uma rotina regular de exercícios em terrenos mais duros.

 

Benefícios da aquafitness

Em uma pesquisa publicada na revista The Cochrane Library, pesquisadores revisaram seis estudos envolvendo 800 pacientes para comparar a eficácia e a segurança da aquafitness em tratamentos para problemas nos joelhos e no quadril, principalmente a osteoartrite.

aquafitness

Aquafitness é uma atividade indicada para pessoas de todas as idades. Foto: iStock, Getty Images

Os resultados do estudo mostraram que a aquafitness tem alguns benefícios de curto prazo para pacientes com osteoartrite do joelho e quadril, e deve ser feita como a primeira parte de um regime de exercícios para aqueles com o problema.

 

As atividades que têm base na água também são benéficas para aqueles que sofrem de doenças inflamatórias devido à pressão hidrostática, principalmente dores nas articulações. Janna Lowell, autora do livro Noodles for Dumbbells: Water Exercise, Weight Management & More, acredita que a pressão hidrostática ajuda a aliviar a dor nas articulações, uma vez que mantém o ritmo cardíaco com o mesmo nível de intensidade de um exercício fora da água.

 

O impacto de exercícios aquáticos sobre a frequência cardíaca pode ser uma ótima forma de exercício para indivíduos que sofrem de complicações cardíacas. A aquafitness é capaz de ajudar a melhorar a saúde física e mental de um indivíduo. O ambiente pode ajudá-lo a aliviar o estresse e a tensão, já que os músculos relaxam quando estão submersos na água.

 

Ao contrário da natação, o exercício aeróbico na água procura maximizar a resistência, o que resulta em um desafio para o corpo. O pouco ou nenhum impacto sobre as articulações e músculos ajuda a fortalecer o corpo e a perder peso. Uma pessoa que pesa 68 quilos consegue queimar até 272 calorias em uma hora de atividade.

 

Aquafitness não é apenas para doentes e idosos

A aquafitness é uma atividade para todas as pessoas, especialmente os atletas que estão treinando para uma maratona e têm medo de lesões durante o treinamento. Atividades à base de água são capazes de aumentar a flexibilidade da pessoa e ajudar a prevenir lesões. Por isso, se você quer incluir uma atividade aeróbica em sua rotina de treinos, esta pode ser uma boa opção.

 

Aquafitness na história

Milhares de anos atrás, exercícios na água eram usados por razões religiosas e medicinais. Por volta do século XX, a terapia da água entrou em prática e hoje é um método aceitável não só do ponto de vista terapêutico, mas também como exercício aeróbico.

 

A primeira forma organizada de aquafitness foi praticada nos anos 50. Como o interesse em saúde e fitness aumentou nas décadas de 70 e 80, a aeróbica aquática começou a ganhar mais popularidade.

 

Exercícios aeróbicos de baixo impacto na água passaram a integrar a rotina de atletas em reabilitação de lesões e de pacientes em recuperação de cirurgias. Também idosos estão se beneficiando com a prática, mostrando que, em todas as idades, é possível praticar com saúde e segurança.

 

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