Especialidades

Confira 4 dicas para uma higiene masculina adequada

Por Redação Doutíssima 16/05/2015

Por mais que muitos esqueçam, a higiene masculina exige tantos cuidados quanto a feminina. Manter a região dos genitais limpa é muito importante para a saúde corporal e para a vida sexual do homem. Apesar de as mulheres ainda investirem muito mais nesse aspecto, o cenário está mudando.

 

Prova disso são os resultados de um estudo divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O levantamento revelou que o setor de cosméticos masculinos registrou um crescimento médio de 6,6% em 2013.

higiene masculina

Homens precisam estar atentos para a importância de uma higiene íntima adequada. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, a pesquisa de mercado da companhia Nielsen revelou que os produtos voltados para os homens já representam 37% do volume de vendas nas categorias de higiene. Ou seja: o universo masculino percebe cada vez mais a importância de uma higiene adequada.

Veja dicas para uma higiene masculina impecável

Para evitar infecções, inflamações e odores indesejados na área dos genitais, é importante seguir algumas regras de higiene masculina. Esses problemas, além de serem incômodos, podem atrapalhar muito na hora do sexo. Saiba como evitá-los:

1. Lave as mãos

Lavar as mãos antes de ir ao banheiro pode parecer estranho, mas é um hábito de higiene masculina recomendado. Isso porque, ao tocar o pênis com as mãos sujas, você leva as bactérias e fungos para a região genital. Por isso, lavar as mãos é fundamental para diminuir o risco de contrair doenças.

2. Enxugue o pênis

Apesar se não ser a atitude mais prática, enxugar o pênis com o papel higiênico é um hábito necessário. Isso porque, quando sobram resíduos de urina na cueca, aumenta o risco da proliferação de germes no local, contribuindo para as infecções fúngicas. Isso sem falar no incômodo do mau cheiro ocasionado pelo acúmulo de gotinhas de xixi.

3. Use sabonete no banho

Na hora do banho, dedique uma atenção especial para lavar o pênis. Para realizar a higiene masculina completa nessa região, a recomendação é retrair o prepúcio (pele que recobre a cabeça do pênis), e lavar bem a área da glande com sabonete. Por fim, é preciso enxaguar todo o genital.

4. Retire o excesso de pelos

A recomendação para uma higiene masculina adequada é retirar apenas o excesso de pelos. Depilar completamente os pelos pubianos não é a melhor alternativa, pois os fios têm a função de proteger o organismo, especialmente na região genital.

Esteticamente falando, é importante aparar um pouco a área, pois nos fios há glândulas que produzem suor e gorduras para lubrificar a pele. Elas são as responsáveis por ocasionar mau odor, que não é agradável para ninguém.

 

higiene masculina 

Importância da higiene masculina para o sexo

Não é segredo para ninguém que a higiene é fundamental na hora do sexo. Assim como odores ruins provenientes da vagina podem afetar a relação, as mulheres também se incomodam com o mau cheiro.

Além disso, se você não manter a higiene adequada, pode acabar prejudicando sua parceira. É importante ter cuidado com as infecções, para que elas não sejam compartilhadas através da troca de secreções.

Na hora da relação, é fundamental haver total sinceridade sobre qualquer problema genital. Além disso, se você estiver sofrendo com alguma condição relacionada aos genitais, não hesite em procurar auxílio médico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!