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Exercícios

Elástico para malhar é opção para entrar em forma

Por Redação Doutíssima 16/05/2015

Para se exercitar, o elástico para malhar – também conhecido como faixas elásticas para exercícios – pode ser uma ótima opção. Dedicar-se a uma atividade física é um dos melhores caminhos para uma vida plena e saudável. E existem diversas maneiras de colocar o esqueleto em movimento e manter o equilíbrio mental e corporal.

 

As faixas podem ser usadas para diferentes tipos de exercícios que auxiliam no fortalecimento e resistência dos músculos, melhora da coordenação motora e maior desempenho nas atividades funcionais. Mas, como toda a atividade física, o uso do elástico para malhar exige o acompanhamento de um profissional.

elastico para malhar

Faixas elásticas podem ser opção para substituir equipamentos de musculação. Foto: iStock, Getty Images

Como usar o elástico para malhar

Quem dá a dica é o fisioterapeuta Régis Severo, que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur. O elástico para malhar diz ele, pode ser utilizado tanto para exercícios de membros superiores quanto de membros inferiores e tronco.

“A forma de fixação ou a maneira de segurar a faixa dependerá da região do corpo a ser trabalhada. Por exemplo, para exercícios de braços, o elástico pode ser segurado com as mãos ou amarrado em algum ponto fixo”, ensina Severo.

O uso de um Puxador para Faixa Elástica auxilia na pegada, proporcionando maior firmeza e segurança durante alguns exercícios.

Por sua versatilidade, o elástico para malhar pode substituir alguns equipamentos de musculação ou halteres, pois possibilita a execução de inúmeros exercícios para diferentes regiões do corpo e promove resistência durante a realização dos exercícios.

“São maneiras diferentes de realizar exercícios que trabalham os mesmos grupos musculares. O uso de faixas elásticas pode ainda ser associado ao uso de aparelhos de musculação e halteres, tornando os exercícios mais diversificados e atrativos”, considera o fisioterapeuta.

As possíveis contraindicações para o uso das faixas são as mesmas da realização de uma atividade física em geral. É preciso buscar orientação de um profissional de saúde antes de iniciar a rotina de exercícios, para reconhecer quais exercícios precisam ser mais trabalhados.

O profissional também irá indicar as posturas corretas ao realizar os movimentos, intensidade e duração da atividade, com segurança e de forma saudável.

A escolha do elástico para malhar

Segundo Severo, há diferentes marcas de elásticos para malhar no mercado mas, em geral, elas se apresentam em sete níveis diferentes de resistência, diferenciados por cores.

Na hora de adquirir esses produtos, é importante identificar a resistência mais adequada de acordo com as condições físicas de cada pessoa (essa escolha pode ser orientada por um profissional de saúde).

“É recomendável iniciar a prática de exercícios com resistências mais leves e evoluir para resistências maiores conforme a melhora da força e resistência muscular. Isso ajuda reduzir o risco de lesões”, orienta.

Outra característica que pode ser observada na hora da compra é o comprimento do elástico para malhar, pois isso se diferencia entre algumas marcas, normalmente variando entre um metro e meio e dois metros.

“Faixas com comprimento de dois metros podem ampliar as possibilidades de uso e facilitar alguns exercícios, como exercícios em dupla ou que necessitem fixar/amarrar a faixa em algum ponto”, explica.

 

 

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