Clínica Geral

Alimentação saudável e exercícios ajudam a evitar doenças vasculares

Por Redação Doutíssima 17/05/2015

As doenças vasculares se referem a todas as condições que afetam os vasos sanguíneos. Nesta categoria, entram os aneurismas, infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Como o fluxo de sangue é extremamente importante para o funcionamento do organismo, as doenças vasculares são perigosas. A boa notícia é que há maneiras de evitá-las.

Para citar as causas das doenças vasculares, vários fatores devem ser levados em consideração. A herança genética representa um papel importante, pois a predisposição para a formação de coágulos pode ser herdada através do diagnóstico familiar. Entretanto, manter hábitos de vida ruins ainda é a principal causa.

Infelizmente, as doenças vasculares não são incomuns. Pelo contrário, são responsáveis por um alto índice de óbitos. De acordo com os dados mais atuais da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2015, mais de 17 milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo vítimas de doenças cardiovasculares.

doenças vasculares

Exercícios e alimentação saudável ajudam a prevenir doenças vasculares. Foto: iStock, Getty Images

Saiba o que ocasiona as doenças vasculares

As doenças vasculares são causadas pela redução e pela coagulação do fluxo sanguíneo. Mas como isso ocorre? Bem, os grandes vilões que ocasionam o impedimento da circulação do sangue pelo corpo são a má alimentação e os hábitos de vida nocivos.

Consumir alimentos ricos em gorduras e açúcares aumenta os níveis de colesterol ruim no corpo. Manter esse cardápio pouco saudável por um longo período de tempo acaba gerando a criação de placas de gordura, que se infiltram na parede dos vasos e bloqueiam o fluxo sanguíneo. Esse quadro é conhecido como aterosclerose.

A falta de exercício físico e o sedentarismo também contribuem para a obstrução dos vasos. A condição se agrava mais ainda em pessoas que possuem o hábito de fumar. Portanto, se você costuma manter uma alimentação pouco balanceada, fuma e não pratica nenhuma atividade física: cuidado. Essa é uma perigosa zona de risco.

Veja como prevenir doenças vasculares

Observando os fatores que contribuem para o quadro de doença vascular, já é possível ter uma noção dos hábitos que se fazem necessários para combater esse problema. Em primeiro lugar, é preciso mudar o cardápio e investir em alimentos nutritivos. O ideal é apostar na dieta rica em verduras, frutas e carnes magras.

Para melhorar a circulação arterial e evitar a aterosclerose, a recomendação é fazer refeições que contenham alimentos de origem vegetal e evitar o uso excessivo do sal. Isso porque esse tempero, se consumido em altas quantidades, pode aumentar a pressão arterial e danificar a parede das artérias, intensificando a deposição das gorduras.

As atividades físicas também são de extrema importância para prevenir quadros de doença vascular. Modalidades aeróbicas auxiliam na circulação sanguínea e evitam o acúmulo de gorduras no organismo. Por isso, o ideal é praticar uma atividade pelo menos três vezes por semana.

Muitas vezes, as doenças vasculares se manifestam subitamente. É o caso do ataque cardiovascular que, de acordo com a World Stroke Organization, mata uma pessoa a cada seis segundos. Quando não ocasiona a morte, pode deixar sequelas e incapacitar o indivíduo. Portanto, o ideal é seguir a premissa do famoso ditado: “é melhor prevenir do que remediar”.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!