Receitas

Comer nozes diariamente traz benefícios para o organismo

Por Redação Doutíssima 17/05/2015

Se você já ouviu falar que “tamanho não é documento”, as nozes são a comprovação desse ditado popular. Grande fonte de minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis, esse alimento traz inúmeros benefícios para a saúde do seu corpo.

 

Conheça os benefícios das nozes

Confira o que estudos das mais renomadas universidades do mundo dizem sobre o consumo diário de noz.

nozes

Consumo de noz pode ter relação com combate à obesidade e melhora do humor. Foto: iStock, Getty Images

1. Melhora a coordenação motora

Segundo pesquisadores da Universidade de Boston, essa melhora no desempenho de realização de tarefas que exigem habilidade motora ocorre em pessoas de idade mais avançada. Esse efeito ocorre porque as nozes ajudam a melhorar a conexão entre os neurônios.

2. Livre de problemas cardíacos

Um estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine revela que uma dieta rica em compostos de noz reduz em 30% os riscos de problemas cardíacos. E a dieta mediterrânea enriquecida com 30 gramas de sucos frescos, sendo metade composto pela noz, pode reduzir em 49% as chances de acidente cardiovascular cerebral (AVC).

3. Melhora o humor

De acordo com estudos da Universidade de Barcelona, pessoas que sofrem com síndromes metabólicas também podem se beneficiar da noz. Em 12 semanas, após incorporar amêndoas e nozes ao cardápio, é possível observar um aumento dos níveis de serotonina, responsável pelo bom humor.

4. Combate a obesidade

Ainda de acordo com estudos da Universidade de Barcelona, a noz também ajuda na redução de peso, já que a serotonina também controla a sensação de saciedade. A substância também é capaz de agir contra a gordura abdominal, hipertensão e ainda melhora a saúde cardíaca.

5. Prevenção contra o câncer

Já pesquisas da Universidade de Scraton, EUA, mostram que a noz é o fruto seco com maior concentração de antioxidantes. Segundo o mesmo estudo, sete unidades desse alimento por dia é o suficiente para diminuir os riscos de desenvolver diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.

6. Contra o Alzheimer

A revista Neurochemical Research publicou um estudo em que o extrato de noz protege contra o estresse oxidativo e a morte celular. Esse processo acontece no cérebro de pessoas que sofrem com Alzheimer. A proteção proporcionada pela noz é devido ao ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo ômega-3 de origem vegetal.

 

nozes 

Receita de bolo de nozes

Agora que você já sabe mais desse fruto, confira uma receita deliciosa e acrescente a noz a sua dieta alimentar.

Ingredientes:

– 3 ovos (claras e gemas separadas)

– 2 xícaras de chá de açúcar

– 1/2 xícara de chá de margarina

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– 1 xícara chá de nozes picadas

– 200 g de iogurte natural

– Margarina e farinha de trigo para untar

Modo de preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Separadamente, bata as gemas, margarina e açúcar. Junte às gemas o fermento, farinha de trigo e as nozes. Não esqueça de acrescentar iogurte e mexer tudo. Após esse processo, misture as claras em neve.

Unte uma forma e coloque a massa. Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 35 minutos. Depois o bolo está pronto para ser saboreado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!