Filhos > Slider Home

Confira dicas para as melhores fotos newborn

Por Redação Doutíssima 17/05/2015

Poucas coisas na vida tocam tão rapidamente quanto imagens de bebês e, se forem de recém-nascidos, mais ainda. Difícil achar alguém que não se encante com a fofura desses pequeninos. Tanto que uma técnica entre os fotógrafos ganhou força e mercado. As fotos newborn são uma “febre” e permitem registros inesquecíveis.

A modalidade de fotos newborn chegou ao Brasil em meados de 2010. De lá para cá, profissionais da fotografia buscaram conhecimento e especialização, descobrindo uma vocação que exige criatividade, sensibilidade e paciência. A fotógrafa Juliana de Jesus é uma destas profissionais que encontrou na prática uma atividade imensamente gratificante.

Juliana fotografa há 29 anos e, ao longo dessas quase três décadas, se especializou em retratos e fotos publicitárias. “Sempre fotografei crianças, portanto, bebês maiores. Mas até 2010, mais ou menos, não havia a ideia de fotos newborn. Comecei por pedido dos próprios clientes que já me conheciam ou tinham feito as fotos de gestante. Então, tive que me informar, estudar e me equipar. Com o tempo, passou a ser meu foco, pois adorei fazer”, conta.

fotos newborn

Para as fotos newborn, o ideal é que o bebê tenha entre 9 e 20 dias de vida. Foto: iStock, Getty Images

O encanto das fotos newborn

Ela mesma foi conquistada pelo encanto das imagens, por isso, afirma entender perfeitamente o efeito que as fotos newborn causam. “Existe coisa mais linda que um bebê recém-nascido, todo enroladinho, aqueles dedinhos e pezinhos redondos, cheios de dobrinhas e furinhos? Não tem como não amar”, comenta a fotógrafa.

Para os ensaios fotográficos, Juliana diz preferir as posições que remetem ao aconchego do útero. Por serem posições orgânicas, os bebês gostam. Ela conta que o trabalho com fotos newborn encanta por retratar a delícia de um bebê nos seus primeiros dias de vida com o conforto que ele estava na barriga, só que do lado de fora. “Fazemos aquelas posições mais engraçadinhas mesmo, tipo mão no queixo,  pois a anatomia do recém-nascido é por demais maleável nos primeiros dias”, explica.

Mas, para que tudo saia lindo e perfeito, é preciso uma corridinha contra o tempo. Essa modalidade de fotografias exige que o bebê tenha entre 9 e 20 dias de vida. O ideal, segundo Juliana, é que as fotos sejam feitas aos 15 dias. “Para o fotógrafo, o conselho é que entenda de luz, fisiologia do bebê, ambiente limpo e muita paciência, pois bebês não são bonecas”, ensina.

 

Outras dicas para fotos newborn

Juliana explica que é imprescindível que os pais estejam calmos e que confiem no profissional escolhido para fotografar seu bebê. Todo o manejo com o bebê tem sequência para dar certo. “Por isso, sugiro que os pais busquem profissionais especializados e preparados, há cursos para isso”, destaca Juliana.

Cólicas no recém-nascido não são incomuns e podem acontecer, fazendo com que a sessão seja mais demorada. Pais ansiosos também podem atrapalhar.

“Porém, logo que mostramos a eles confiança no que estamos fazendo, eles relaxam e deixam a sessão conosco, aproveitando o tempo no estúdio para descansar mesmo, tomar um chazinho, tem pais que até dormem. Normalmente, nestes primeiros dias, estão exaustos (risos)”, completa Juliana.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!