framboesa é excelente para quem busca ter uma alimentação saudável, além da perda de peso, pois é rica em fibras solúveis, que prolongam a sensação de saciedade ao retardar o esvaziamento gástrico.

Benefícios da framboesa

Segundo o estudo realizado com 15 mil mulheres e apresentado na Sociedade Americana de Nutrição de San Diego, uma porção dessa fruta por semana é suficiente para prevenir contra problemas como apagão de memória. Confira outras características benéficas da framboesa:

framboesa
Fruta vermelha é rica em fibras e pode ajudar no controle da pressão arterial. Foto: iStock, Getty Images

1. Vitamina C

A fruta, além de proporcionar uma blindagem cerebral contra problemas que vão surgindo ao longo da vida, é rica em vitamina C e outros antioxidantes. A vitamina C além de aumentar a imunidade do organismo, mantém a elasticidade da pele, agindo dessa forma contra o envelhecimento.

2. Contra a artrite

As antocianinas presentes na fruta inibem a ação da enzima responsável pela inflamação e dor nas articulações do indivíduo que sofre de artrite.

3. Prevenção contra o câncer

Apresenta altos níveis de antocianinas, esse pigmento com característica antioxidante age como neutralizante de radicais livres, que atacam a célula e favorecem o desenvolvimento do câncer.

4. Diminuição da pressão arterial

Segundo o estudo inglês publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de antocianinas, presentes nessa fruta, diminui em 8% o risco de hipertensão.

Essa fruta é rica em complexo B, por isso proporciona uma secreção boa da bile. Essa substância é produzida pelo fígado e ajuda a diluir as gorduras que se acumulam nas artérias ou no abdómen.

5. Rica em fibras

Por ser uma fruta rica em fibras, a framboesa é uma excelente opção para quem quer melhorar o funcionamento do intestino e combater a prisão de ventre.

E o famoso “pneuzinho”, o que será que a fruta pode fazer a respeito? Segundo duas novas pesquisas realizadas por um americano e por um holandês, as fibras evitam o acúmulo de gorduras viscerais que ficam entre intestino e órgãos abdominais. Ou seja, diminuem aqueles quilos indesejados.

E as fibras ainda substituem a gordura na alimentação, proporcionando assim um controle maior do peso.

Cuca de framboesa

Confira essa deliciosa receita de framboesa que leva apenas 50 minutos (em média) para ficar pronta e rende até 20 porções. É uma ótima maneira de adicioná-la ao seu cardápio.

Ingredientes:

Massa:

– 4 ovos

– 2 xícaras de açúcar

– 2 colheres (sopa) de margarina

– 1 xícara de leite

– 4 xícaras de farinha de trigo

– 2 colheres (sopa) fermento em pó

Farofa:

– 1 xícara de açúcar

– ½ xícara de farinha de trigo

– 1 pitada de canela em pó

– 2 colheres de margarina ou manteiga

Modo de preparo:

Para preparar a massa, é necessário bater tudo até ficar uma massa homogênea.

Para preparar a farofa é preciso que se coloque os ingredientes em uma tigela e mexa com delicadeza até que fique uma massa solta. Após esse processo, unte uma forma e polvilhe trigo. Depois, coloque a massa na forma, distribua a framboesa e, por último, coloque a farofa. Leve ao forno por 40 minutos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


DEIXE UMA RESPOSTA