Remédios Caseiros

Veja 4 receitas de remédio caseiro para gases

Por Redação Doutíssima 17/05/2015

Conhecer receitas de remédio caseiro para gases é importante para tratar um problema que acontece com praticamente todos os seres humanos: a flatulência.

 

Esse é o termo médico que define a liberação de gases pelo sistema digestivo  – você, provavelmente, conhece-o apenas como “gases”. Mas você sabe o que causa e como resolver esse problema? Confira um pouco mais abaixo.

remedio caseiro para gases

A canela e o gengibre são alimentos que podem aliviar os gases intestinais. Foto: iStock, Getty Images

Remédio caseiro para gases: causas do problema

Em primeiro lugar, você deve saber que a flatulência é um processo normal do organismo. Tanto é assim que, estima-se, um homem normal enfrente-o 14 a 25 vezes, todos os dias, enquanto com a mulher isso ocorre, em média, entre sete a 12 vezes diariamente.

 

Se você ultrapassar essa média por algum período, é possível que esteja com gases excessivos, que possuem diversas causas. Conheça quais são as principais:

 

1. Engolir ar

Engolir ar enquanto faz as refeições é uma das principais causas da flatulência. Isso ocorre com maior frequência em pessoas que mascam chiclete, fumam, comem rapidamente ou tenham o costume de “morder” objetos como canetas.

 

2. Alimentos

Segundo informação da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), as escolhas alimentares são responsáveis por boa parte dos gases intestinais.

Algumas comidas são mais propensas a causar a flatulência, pois não conseguem ser digeridas no intestino, passando diretamente ao cólon e sendo atacadas por bactérias, processo que resulta na liberação de gases.

 

3. Condições de Saúde

Alguns problemas de saúde têm a flatulência como um de seus sintomas. Caso seus gases não estejam sendo causados por causa daquilo que você come ou pelo fato de engolir ar durante a alimentação, consulte seu médico e questione-o sobre problemas como prisão de ventre ou doença celíaca.

 

Qual o melhor remédio caseiro para gases?

Existem diversas opções de remédio caseiro para gases. Entretanto, os quatro mais importantes são os seguintes:

 

1. Canela

A canela é um remédio caseiro para gases que faz bem ao estômago. Basta adicionar uma colher de chá de canela em um copo de leite quente, misturar bem e beber. É possível adicionar um pouco de mel ou, alternativamente, fazer um chá de canela adicionando o ingrediente a uma xícara de água fervente.

 

2. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é usado no tratamento de indigestão, mas também é um ótimo remédio caseiro para gases. Consegue acalmar o estomago e dá alívio imediato.

 

Para obter esses benefícios, basta adicionar duas colheres de chá de vinagre de maçã em um copo de água quente, esperar que a mistura fique em temperatura ambiente e beber.

 

3. Gengibre

O gengibre possui propriedades medicinais fantásticas, e é um excelente remédio caseiro para gases. É tão poderoso que pode ser usado tanto para tratar como para prevenir a formação de gases no sistema digestivo.

 

Faça um suco misturando partes iguais de gengibre, erva-doce e cardamomo, adicionando uma colher de chá dessa mistura em um copo de água. Beba uma ou duas vezes por dia e previna o aparecimento dos gases.

 

4. Alho

O alho estimula o funcionamento do sistema digestivo e oferece alívio para a presença de gases no estômago.

 

Para beneficiar-se, adicione alho fresco à comida. Alternativamente, é possível fervê-lo em água por três minutos, adicionar um pouco de pimenta preta e cominho, e deixar a mistura esfriar, bebendo-a duas ou três vezes por dia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!