Receitas

Chá oolong ajuda a emagrecer e traz benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 18/05/2015

Depois do chá verde, o chá oolong está virando o novo queridinho das pessoas que buscam em infusões o segredo para uma vida mais saudável. Este chá tradicional chinês proporciona benefícios exclusivos, com um sabor frutado e um aroma bastante agradável. Com baixo teor de cafeína, consegue ser extremamente relaxante.

Quem optar pelo consumo deste chá é importante saber que o ideal é ingeri-lo sempre com alguma outra comida para não agredir o estômago. A dose indicada é uma xícara do chá duas vezes por dia, de preferência após o almoço e no lanche da tarde.

chá oolong

Com pouca cafeína, chá oolong é considerado muito benéfico para o organismo. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do chá oolong

Caracterizado pelo sabor aprazível e aroma refrescante, o chá oolong contribui para a saúde de uma série de maneiras. Na verdade, ele é mais benéfico do que as outras variedades de chá, uma vez que contém quantidades significativamente menores de cafeína, sendo uma opção adequada para aqueles que são sensíveis à substância.

 

Alguns dos benefícios à saúde proporcionados pelo chá oolong são os seguintes:

 

Doença cardíaca

Em um estudo populacional publicado em 2010, pesquisadores descobriram que o consumo de chá oolong estava ligado a um risco reduzido de mortalidade por doença cardiovascular. Outra pesquisa, publicada anteriormente, sugere que o chá oolong é capaz de ajudar a manter o colesterol sob controle, possivelmente devido a seus efeitos antioxidantes.

 

Diabetes

Quando combinado com o tratamento padrão, o oolong consegue beneficiar pessoas com diabetes tipo 2, de acordo com um pequeno estudo publicado em 2003. Depois de beber 1500 ml de chá oolong diariamente durante 30 dias, pacientes com diabetes tiveram maior redução dos níveis de açúcar no sangue, se comparados com aqueles que beberam água ao invés do chá. O estudo envolveu um total de 20 pacientes com diabetes, os quais tomaram drogas hiperglicêmicas previamente prescritas.

 

Perda de peso

Vários estudos indicam que o chá oolong pode ajudar a promover a perda de peso. Em um estudo realizado com 102 indivíduos portadores de sobrepeso ou obesos em 2009, por exemplo, os pesquisadores concluíram que o consumo de chá oolong foi capaz de melhorar o metabolismo da gordura e, por sua vez, reduzir o peso corporal.

 

Após seis semanas bebendo chá oolong de forma diária, 64% dos indivíduos obesos e 66% dos indivíduos com excesso de peso conseguiram queimar calorias. Estudos anteriores sugerem que os efeitos de ataque à obesidade deste chá ocorrem em razão do seu baixo teor de cafeína.

 

O que é chá oolong?

O chá oolong pertence à mesma família (Camellia sinensis) do chá verde e preto. A diferença entre eles reside no processamento. O chá verde é obtido aquecendo ligeiramente as folhas para interromper o processo de oxidação.

 

Quando as folhas oxidam por um curto período de tempo, resultam na formação do chá oolong. Por outro lado, quando oxidaram por longo período de tempo, as folhas de chá se tornam escuras e o produto final é o chá preto mais tradicional.

 

O chá oolong é rico em antioxidantes. Ele também contém vitaminas e minerais essenciais, tais como o cálcio, manganês, cobre, carotina, selênio e potássio, bem como as vitaminas A, B, C, E e K. Além disso, possui ácido fólico e outros alcaloides de desintoxicação.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!