Unhas

Descubra 5 maneiras de curar fungo na unha

Por Redação Doutíssima 18/05/2015

Fungo na unha, ou onicomicose, é uma das infecções mais comuns nessa área do corpo. Capaz de alterar o formato e a cor das unhas, é uma enfermidade que pode causar desconforto e dores. A onicomicose tem tratamento, mas todos os métodos são a longo prazo e a prevenção é a melhor maneira de garantir a saúde das unhas.

 

Quais as causas de fungo na unha

Os organismos responsáveis pelo fungo estão em todos os lugares: na poeira do ar, no chão, nas plantas, na sua pele. As unhas, principalmente as dos pés, ficam especialmente suscetíveis aos fungos quando sofrem algum tipo de lesão.

fungo na unha

Usar sapatos apertados e compartilhar alicates e lixas podem causar onicomicose. Foto: iStock, Getty Images

Usar um sapato que aperta a ponta dos dedos, ter unhas encravadas ou sofrer contusões na região deixa as unhas mais propensas à infecção por fungo.

O fungo também pode contaminar as unhas através do compartilhamento de utensílios como alicates, tesouras, lixa de unha e espátulas.

Ambientes úmidos e a repetição do mesmo calçado por muitos dias podem facilitar a onicomicose nas unhas.

Como curar fungo na unha

Conheça cinco maneiras de curar a infecção nas unhas causada por fungo.

1. Vinagre

Vinagre é um poderoso antifúngico e pode auxiliar no tratamento contra onicomicoses. Pingue algumas gotas de vinagre branco duas vezes ao dia e deixe secar bem antes de vestir meias ou sapatos.

2. Óleo de malaleuca

O óleo de melaleuca (tea tree) também pode potencializar o tratamento contra onicomicoses. Use algumas gotinhas duas vezes ao dia.

3. Medicamentos

O uso de medicamentos antifúngicos por via oral é indispensável para o tratamento de fungo na unha. Um médico deverá recomendar qual você deve tomar, baseando-se no seu caso.

4. Esmalte

Esmalte específico para o tratamento de onicomicoses, que deve ser recomendado por um médico dermatologista.

5. Laser

Laser com luz infravermelha, que mata a maior parte do fungo na unha. Mesmo quando há resistência, o laser danifica o fungo, deixando-o suscetível à ação dos medicamentos de uso oral e tópico. Esse tratamento só deve ser administrado por profissionais qualificados a manusear o laser.

Qual a duração do tratamento?

As unhas dos pés levam cerca de oito meses para crescer, portanto o tratamento recomendado pelo dermatologista deve ser seguido por, pelo menos, 16 semanas.

Mesmo quando não há mais nenhuma deformidade visível na unha, o fungo ainda pode estar lá, por isso o tratamento é longo e deve ser seguido à risca.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda procurar um dermatologista ao observar qualquer alteração nas unhas.

O fungo na unha pode ter aparência similar a outras enfermidades que acometem o local, sendo indispensável um diagnóstico exato para a recomendação correta de tratamento.

Como evitar onicomicose

Evitar a onicomicose é a melhor maneira de garantir a saúde das suas unhas. Na maioria das vezes, o fungo deixa o local com uma aparência feia, então evite a onicomicose para estar com as unhas sempre bonitas.

Para evitar o fungo na unha, tenha seus próprios utensílios e leve junto o seu kit na manicure. Também tome o cuidado de deixar o sapato arejar de um dia para o outro.

 

Esteja com o sistema imunológico sempre em dia com uma boa alimentação. O sistema imunológico pode proteger não só as unhas, mas todo o corpo de infecções por fungos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!