Cabelos

Aprenda a controlar o cabelo volumoso com 4 truques

Por Redação Doutíssima 19/05/2015

O cabelo volumoso é sinônimo de exuberância e de beleza. Mas nem sempre controlar os fios é tarefa fácil. Para garantir um visual lindo, é necessário adotar alguns cuidados e investir em truques para domar o cabelo.

A “juba” é causada pela falta de distribuição de queratina no cabelo. Quando isso ocorre, a estrutura do fio fica irregular, hidratada somente em alguns pontos. O resultado é o cabelo volumoso de forma desordenada.

E não é probleminha incomum: de acordo com um levantamento do Instituto U&A Hair Care, 47% das brasileiras afirmam ter cabelo muito volumoso.

cabelo-volumoso

Pequenos truques e cuidados na hidratação ajudam a garantir o cabelo dos sonhos. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados com o cabelo volumoso

O cabelo volumoso necessita de hidratação e nutrição. Quanto mais secos os fios estiverem, maior será o frizz e, consequentemente, o volume. Por isso, é importante garantir a reposição de água das madeixas.

Para evitar o problema, os cuidados devem começar já na lavagem. Aposte em shampoos e condicionadores específicos para cabelos volumosos ou cacheados, pois eles possuem princípios ativos ideais para hidratar os fios de modo que eles não fiquem rebeldes.

Além disso, no processo de lavagem, a recomendação é massagear suavemente o couro cabeludo, sem movimentos fortes. Após o banho, opte por deixar os fios secarem naturalmente. Se não for possível, use o secador com velocidade baixa e temperatura quente. Para os cabelos ondulados e crespos, o difusor é a melhor opção.

O cabelo volumoso deve ser penteado com os fios ainda úmidos, para que as madeixas não percam a forma e fiquem armadas depois. O leave-in é a melhor opção para manter a estrutura do cabelo definida, valorizando o movimento natural e controlando o frizz. Ele pode ser aplicado nos fios úmidos ou secos, por todo o comprimento do cabelo.

4 truques para domar o cabelo volumoso

Ao adotar hábitos de beleza específicos, é possível utilizar o volume do cabelo em seu favor. Por isso, se o seu objetivo é conquistar um cabelo de dar inveja, siga alguns truques específicos. Confira a seguir.

Faça tranças no cabelo úmido

Ao deixar o cabelo secar naturalmente, é possível conquistar fios ondulados bonitos e sem frizz. Para isso, faça duas tranças frouxas (se o elástico ficar apertado, o cabelo fica marcado) ou um coque baixo na parte de trás. Deixe assim até que as madeixas estejam 100% secas. Ao soltar, o resultado serão cachos domados.

 

 

Durma de coque

Fazer um coque frouxo nos fios antes de dormir é uma alternativa para não ter aquela surpresa do cabelo volumoso ao acordar. Assim, as madeixas não ficarão armadas por conta do atrito com o travesseiro.

Aplique leave-in

Se você já acordou com a “juba”, a solução é recorrer ao leave-in. A recomendação é aplicar o produto com um papel toalha nos fios, para garantir que ele seja bem distribuído em todas as mechas do cabelo volumoso.

Abuse dos acessórios

No caso de um bad hair day, a melhor opção para controlar o cabelo volumoso é utilizar acessórios, como grampos e elásticos. Aproveite esses dias para fazer coques estilosos, tranças e penteados que não deixam os fios volumosos em evidência.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!