Nutrição

Aprenda a fazer torta de alho poró de liquidificador

Por Redação Doutíssima 19/05/2015

Para aqueles momentos em que você não sabe o que preparar para o lanche, a torta de alho poró pode ser uma excelente opção. O alho poró é um ingrediente versátil, que combina bem com tortas, pizzas, risotos, patês e até mesmo em preparações mais simples para o dia a dia.

 

Além de ser uma opção saborosa para o lanche da tarde, a torta de alho poró – preparada no liquidificador de forma prática – oferece diversos benefícios ao incluir o vegetal na receita. O alho poró, que vem da família do alho e da cebola, é recheado de nutrientes para o bem-estar do seu organismo.

torta de alho poro

O alho poró é um ingrediente versátil que pode ajudar no controle do colesterol. Foto: iStock, Getty Images

Torta de alho poró: benefícios do vegetal

O alho poró tem na água seu componente principal, por isso, é de baixa caloria, além disso, tem propriedades diuréticas por ser rico em potássio e pobre em sódio. Também é rico em fibras e ótima fonte de vitaminas, especialmente A, C, E e B6. Contém também carotenos e ácido fólico.

 

torta de alho poró

 

1. Compra, armazenamento e uso

Não existe nenhuma dificuldade em comprar alho poró atualmente. A iguaria está disponível em feiras, sacolões e até supermercados. Quando for comprar, opte sempre pelos mais brancos, com a parte superior de folhas bem verdes.

 

Guardado na geladeira, pode ser consumido em até cinco dias. A parte utilizada é a branca, e a forma ideal é crua ou levemente aquecida para não perder as características. É um ingrediente especial para uso em torta de alho poró, suflês e risotos, entre outros pratos.

 

2. Os benefícios para a saúde

Não é só no sabor de uma torta de alho poró que estão os benefícios desse vegetal. Ele vai além com seus inúmeros benefícios para a saúde. A começar pela ação anti-inflamatória e sua importância para o bom funcionamento do sistema imunológico. Também atua de forma eficaz no controle do colesterol.

 

A alicina presente no alho poró reduz a produção de colesterol com a inibição das enzimas HMG-CoA. Além disso, possui ação anti-bacteriana, anti-viral e anti-fúngica.

 

Ele também bloqueia a formação de coágulos das plaquetas e tem ação fibrinolítica nos vasos sanguíneos, ajudando na prevenção de doenças coronarianas, doenças vasculares periféricas e derrame.

Além de tudo isso, de acordo com o Instituto Americano para Pesquisa do Câncer (AICR), o alho poró possui componentes que podem ajudar o organismo na prevenção contra o câncer.

 

Receita de torta de alho poró de liquidificador

Aprenda a fazer uma receita prática de torta com alho poró para o dia a dia.

Ingredientes:

– 1/2 xícara (chá) de óleo

– 1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

– 1 e 1/2 xícara (chá) de leite

– 1/2 xícara (chá) de creme de leite

– 3 ovos

– 1/2 de xícara de queijo ralado

– 1 colher (chá) de sal

– 1 colher (sopa) de fermento

– Margarina para untar

– 3 unidades de alho poró cortadas em rodelas (somente a parte branca)

– Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Coloque o alho poró picado dentro de um vasilhame. Tempere com sal e pimenta do reino conforme seu gosto. Aqueça o forno em temperatura alta. Depois de untar um refratário pequeno com margarina, coloque o alho no fundo da forma.

 

Bata os ingredientes restantes no liquidificador, distribua sobre o recheio e asse por cerca de 40 minutos. Está pronta sua torta de alho poró.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!