Clínica Geral

Conheça os sintomas da doença de Chagas

Por Redação Doutíssima 19/05/2015

Conhecer os sintomas da doença de Chagas pode ser uma maneira de identificar as pessoas acometidas pelo problema e, com urgência, procurar auxílio médico para o início do tratamento. Essa condição é potencialmente fatal e, por isso, é preciso ter atenção aos seus sinais.

 

A doença de Chagas é comum na América do Sul, América Central e no México, e é transmitida por um percevejo, popularmente conhecido como barbeiro.

 

Quando não tratada, a doença de Chagas é capaz de causar problemas cardíacos graves e problemas digestivos. O tratamento da condição se concentra em matar o parasita que causa a infecção aguda e gerenciar sinais e sintomas em fases posteriores.

sintomas da doenca de chagas

Inchaço nas pálpebras e febre podem significar fase aguda da Doença de Chagas. Foto: iStock, Getty Images

Segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz, estima-se que existam aproximadamente 12 milhões de portadores dessa doença crônica nas Américas, dentre os quais cerca de dois a três milhões no Brasil.

 

O que é a doença de Chagas?

A doença de Chagas foi reconhecida pela primeira vez na era moderna pelo médico brasileiro Carlos Chagas, em 1909. Sua causa é o parasita Trypanosoma cruzi, transmitido aos seres humanos a partir da picada de um inseto conhecido como barbeiro. Esses insetos podem ser infectados pelo parasita quando ingerem sangue de um animal com ele já infectado.

 

Após a alimentação, os insetos infectados defecam e deixam para trás os parasitas. Esses parasitas, então, podem entrar em seu corpo através dos olhos, da boca, de um corte ou arranhão, ou da ferida da mordida do barbeiro.

 

Sintomas da doença de Chagas

Essa doença inicia de forma aguda e breve, mas se não tratada, é possível que se desenvolva e vire uma condição crônica, de maior duração. Os sintomas da doença de Chagas variam de intensidade e também conforme o estágio da doença.

 

1. Fase aguda

A fase aguda da condição é capaz de durar semanas ou meses. Aqui, os sintomas da doença de Chagas muitas vezes sequer se manifestam e vão embora por conta própria, mas é importante ficar atento ao seguinte:

 

– Local da infecção inchado

– Febre

– Fadiga

– Erupções Cutâneas

– Dores no corpo e na cabeça

– Inchaço nas pálpebras

– Perda do apetite

– Náuseas, diarreia ou vômitos

– Alargamento do fígado ou baço

 

2. Fase crônica

Os sintomas da doença de Chagas em sua fase crônica, acredite, são capazes de se manifestar de 10 a 20 anos depois da infecção inicial – e, em alguns casos, mesmo que a pessoa esteja infectada, eles sequer se manifestam. Em determinados casos, esses sintomas incluem:

– Batimentos cardíacos irregulares

Insuficiência cardíaca

– Parada cardíaca

– Dificuldades para engolir

– Dores abdominais ou constipação

 

Sintomas da doença de Chagas: tratamento

A doença de Chagas é tratada através de duas abordagens. É feito o tratamento antiparasitário, para matar o barbeiro, e o tratamento sintomático, que visa gerenciar os sintomas da condição.

 

O tratamento antiparasitário é mais recomendável em casos de fase aguda, mas vale lembrar que não se limita a ele. Realmente, é importante eliminar do organismo a causa da doença. Normalmente, essa terapia não inclui internação hospitalar.

 

O tratamento sintomático, por outro lado, é voltado para o gerenciamento dos sintomas da doença de Chagas. É voltado, principalmente, para pessoas que apresentam problemas cardíacos, e varia conforme a manifestação da doença – é possível colocar um marca-passo ou, então, tomar medicamentos caso o seu sintoma seja batimentos cardíacos irregulares.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!