Psicologia

Entenda o que é a psicologia social e quais seus benefícios

Por Redação Doutíssima 19/05/2015

Talvez você não tenha ideia do que seja a psicologia social. Portanto, imagine uma disciplina que envolve conhecimentos da área da sociologia e da psicologia, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas. Esse é o conceito dessa ciência que busca estabelecer uma relação entre o comportamento humano e as interações sociais.

Para entender a importância da psicologia social, é preciso lembrar que no decorrer da história o homem se firmou como ser social. Ou seja: nossos antepassados já viviam em grupos. Com a evolução das civilizações, os homens passaram a se reorganizar em distintas sociedades e culturas. Assim, a organização social passou a ter influência na vida das pessoas.

psicologia social

Vertente da psicologia pode ajudar a entender o comportamento das pessoas. Foto: iStock, Getty Images

Importância da psicologia social

Mas, afinal, qual é a relevância da psicologia social para cada um de nós? Bem, entender os fatores que permeiam essa área de conhecimento pode ajudar as pessoas a compreenderem melhor porque agem de determinada maneira, ou quais são as causas de certos sentimentos ruins.

O enfoque dessa vertente é analisar questões em relação a comportamentos agressivos, processos cognitivos, sentimentos de atração, autoconsciência e solidão, a partir de uma perspectiva que relaciona o indivíduo e o meio em que ele está inserido. Na psicologia social, a conduta da pessoa sempre é relacionada com a sociedade da qual ela participa.

Vários autores e pensadores das áreas da psicologia e da sociologia já se dedicaram a estudar a psicologia social. Freud, por exemplo, apresentou ao mundo o conceito de “massa”. O psicanalista acreditava que, imersos na massa de pessoas, os indivíduos tendiam a pensar de maneira semelhante. Essa é a origem do termo “mente coletiva”.

Posteriormente, no período da II Guerra Mundial, as investigações teóricas em torno da vertente foram aprimoradas. Na época, o psicólogo alemão Kurt Lewin foi capaz de analisar profundamente o comportamento humano em âmbito social.

Ele percebeu o poder que o ambiente possui sobre as pessoas e a existência de uma dependência recíproca entre os indivíduos e suas relações sociais.

Psicologia social e tratamento

A vertente pode ser uma alternativa para ajudar as pessoas a combaterem males que as afligem. Levando em consideração o preceito de que o ambiente influencia o indivíduo, assim como o indivíduo influencia o ambiente, é possível aprimorar a saúde mental de dependentes químicos, por exemplo.

A proposta do Alcoólicos Anônimos utiliza a vertente para reintegrar seres humanos à sociedade. Esses grupos buscam influenciar o comportamento do dependente, para que ele consiga compreender os motivos que o levaram ao vício e a melhor maneira de voltarem a fazer parte da sociedade, vivendo um dia de cada vez.

A lógica prevalece, também, nos grupos de Narcóticos Anônimos. Afinal, a metodologia dos grupos de ajuda provou ser uma das mais eficazes na recuperação dos dependentes. Assim, a vertente da psicologia acaba contribuindo para solucionar problemas de saúde pública

Mas não são só pessoas muito doentes que podem se beneficiar das teorias dessa vertente. Você já parou para pensar se determinados comportamentos seus não estão sendo influenciados pela sociedade em que está inserido?

Adotar uma postura que seja condizente com as suas próprias crenças, e não com a “mente coletiva” pode ser um modo de ter uma vida mais leve e feliz.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!