Unhas

Confira tratamentos para as principais doenças da unha

Por Redação Doutíssima 20/05/2015

As doenças da unha, além de representarem um problema de saúde, podem afetar a autoestima das pessoas. Afinal, é inegável que as unhas são elementos fundamentais para garantir a beleza das mãos. Mas, se você estiver sofrendo com isso, saiba que há opções de tratamento disponíveis.

 

Há vários fatores que podem causar anormalidade nas unhas. A alimentação incorreta, com falta de vitaminas, é causa de algumas doenças. Além disso, fungos ou infecções também ocasionam defeitos nas unhas. Por isso, ao observar qualquer alteração que dure mais de uma semana, procure um médico.

doencas da unha

Doenças que acometem unhas podem causar incômodo e significar outros problemas. Foto: iStock, Getty Images

Saiba quais são as doenças da unha mais comuns

Sempre que sua unha estiver com um aspecto quebradiço ou com uma coloração diferenciada, fique atento: isso pode ser sinal de doenças da unha. Veja quais são as mais comuns:

1. Unha encravada

Esse probleminha, que faz parte das doenças da unha, é causado por uma infecção. Ela ocorre, especialmente, quando as laterais das unhas crescem a ponto de entrarem na pele. Também pode ser causada por sapatos muito apertados e desconfortáveis.

A unha encravada gera dor e incômodo. A área fica sensível ao toque e, em certos casos, há pus no local devido à infecção.

2. Onicomicose

Causada por fungos microscópicos, as micoses afetam a cor e o formato das unhas. A onicomicose é um tipo de infecção que deixa as unhas com um sombreamento cinza, com espessura mais grossa e manchas brancas.

 

Nessa doença, os fungos se alimentam da queratina das unhas. Isso causa dor e desconforto. De acordo com o portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a onicomicose afeta mais as unhas dos pés, que enfrentam ambientes úmidos e quentes com maior frequência.

 

3. Unhas escamadas e quebradiças

 

Essas “doenças da unha” a princípio podem parecer inofensivas, mas às vezes são indicativos de outras doenças ainda mais graves. Unhas que começam a se desprender em finas camadas, tornando-se quebradiças, podem ser sintomas de estresse e ansiedade, ou até mesmo de diabetes e anemia.

 

Opções de tratamento para doenças da unha

O tratamento é fundamental para quem quer se livrar de doenças da unha. Dependendo do problema em questão, pode ser fácil curar as unhas e recuperar o aspecto saudável das mãos. O primeiro passo é procurar um médico para uma análise detalhada do seu caso.

Dependendo da gravidade, pode ser necessário tomar antifúngicos para curar micoses e antibióticos para atenuar o problema de unhas encravadas. Nos casos mais leves, é possível investir em tratamentos caseiros.

 

Aplicar o suco de um limão em unhas afetadas por micoses é uma prática que se provou eficaz para atenuar incômodos causados por esse problema. Já para melhorar o aspecto das unhas quebradiças, o ideal é mergulhar os dedos em um recipiente com vinagre de maçã, pelo menos duas vezes por semana, durante cerca de três minutos.

 

A alimentação também faz toda a diferença. O que você come influencia diretamente na saúde das unhas. Assim, para garantir unhas esbeltas, inclua alimentos ricos em vitaminas e cálcio na alimentação. Ovos, leite, nozes, frutos do mar, verduras e legumes devem fazer parte do cardápio.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!