Dieta

Dieta South Beach ajuda a perder peso rápido

Por Redação Doutíssima 20/05/2015

Desenvolvida pelo médico Arthur Agatston, de Miami, a dieta South Beach foi criada para a perda de peso rápida. Demi Moore, Jessica Alba, Eva Mendes e outras celebridades já usaram os métodos de Agatston para perder peso e manter o corpo em forma.

 

O regime alimentar criado pelo médico americano foi desenvolvido pensando em pacientes que, além da dificuldade de perder peso, possuem problemas cardíacos. Como toda dieta, a de South Beach restringe os alimentos que podem ser ingeridos para acelerar o emagrecimento.

dieta south beach

Dieta com três fases pode ajudar na perda de peso ao restringir alguns alimentos. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona a dieta South Beach

Essa dieta é dividida em três fases, assim como a dieta Dukan. Veja como funciona cada uma delas:

1. Primeira fase 

É a fase mais restritiva e não pode durar mais de duas semanas. É proibido consumir álcool, frutas, pães, massas, arroz e cereais em geral, doces, batatas e tubérculos, beterraba, cenoura e alimentos ricos em carboidratos e açúcar. O objetivo é estabilizar os níveis de insulina no corpo evitando a ingestão de alimentos que estimulam a glicose.

Essa fase pode ser retomada periodicamente para acelerar a perda de peso. Lembre-se de incluir nessa fase da dieta South Beach carnes magras, peixes e mariscos, vegetais, ovos, castanhas e óleos e azeites vegetais.

2. Segunda fase 

 

O segundo estágio da dieta South Beach consiste em manter todos os alimentos permitidos na primeira fase e adicionar, lentamente, alguns carboidratos de baixo índice glicêmico. Aos poucos, você pode adicionar uma porção de cereais integrais ou frutas na sua rotina alimentar.

A duração da segunda fase depende do montante de quilos que você quer ou precisa perder. Você deve permanecer no segundo estágio da dieta South Beach até atingir seu objetivo e então seguir para a terceira fase.

3. Terceira fase 

Depois de duas fases de adaptação com a dieta South Beach, na última fase você deve retomar uma rotina alimentar mais próxima do que você tinha antes. No entanto, você deve levar em conta as restrições dos estágios anteriores e não abusar dos alimentos que não devem ser ingeridos em excesso.

As duas primeiras fases servem como uma reeducação para que você aprenda quais alimentos são liberados e quais devem ser consumidos moderadamente. Se por algum motivo você ganhar peso após completar todos os estágios, pode iniciá-los novamente.

Cuidados com a dieta South Beach

Como toda dieta restritiva, é importante o aconselhamento de um nutricionista e acompanhamento médico. Cada pessoa tem restrições, preferências e necessidades corporais diferentes.

Além disso, segundo informações da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), dietas restritivas são consideradas insustentáveis. E também podem causar danos à saúde, por isso é importante saber se o seu corpo pode se adaptar a esse tipo de dieta.

O alto consumo de carnes e vegetais, incentivado por essa dieta, também é um alerta para a origem desses alimentos. Prefira sempre adquirir alimentos orgânicos, carnes, ovos e laticínios originários de animais criados livremente e alimentados naturalmente.

Assim, você está nutrindo seu corpo com elementos naturais, livrando-se do consumo de agrotóxicos, hormônios e produtos químicos indesejados.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!