Receitas

Pistache é fonte de gordura saudável e nutrientes

Por Redação Doutíssima 20/05/2015

Você sabia que, além de delicioso, o pistache faz bem à saúde? Os benefícios destas sementes incluem coração saudável, controle de peso, proteção contra diabetes e hipertensão, e melhor digestão. O pistache é nativo da Ásia, particularmente do Irã e do Iraque, e seu consumo ocorre desde 6000 a.C. Hoje, está presente nas mais deliciosas receitas.

Este alimento tem uma maior quantidade de proteína se comparado a outros frutos secos, como amêndoas, castanha de caju, avelãs, macadâmias ou nozes. O teor de gordura também é menor se confrontado com outros frutos de casca dura.

 

Além disso, é uma boa fonte de ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico e os antioxidantes. Os elementos minerais encontrados nestas sementes incluem cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio.

pistache

Pistache é uma boa fonte de ácidos graxos monoinsaturados. Foto: iStock, Getty Images

É importante destacar que o pistache é um dos alimentos que possui a maior quantidade de fósforo, ao lado das amêndoas e do caju. Além disso, também contém mais potássio se comparado a outras sementes.

 

Não bastasse isso, a quantidade de sódio encontrada neste alimento é zero, o que o diferencia de outros frutos secos como avelã e nozes. Esta é uma boa notícia para as pessoas que sofrem de hipertensão e precisam constantemente limitar a ingestão de sódio.

 

Benefícios do pistache para a saúde

Confira agora quais os benefícios para a saúde com a ingestão do pistache:

Coração Saudável

Pesquisas sugerem que o consumo regular é capaz de diminuir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim).

 

Controle de peso

Esta semente também possui baixas calorias, alto teor de proteína, baixo teor de gordura saturada e alto teor de gorduras insaturadas. É o candidato ideal, se comparado a nozes e outras frutas secas para perder peso.

 

Redução do risco de doença macular relacionada à idade

Os antioxidantes presentes nestas sementes ajudam a reduzir a perda de visão relacionada à idade, de acordo com a pesquisa realizada pela Tufts University, em Boston, Estados Unidos.

 

Fibra dietética

O pistache é uma boa fonte de fibra dietética, o que ajuda na digestão de alimentos. Uma porção de 30 g de sementes contém cerca de 3 g de fibra dietética, mais do que o suficiente para que seu aparelho digestivo trabalhe em capacidade máxima.

 

Propriedades afrodisíacas

De acordo com uma pesquisa de 2011, este alimento influencia positivamente na vitalidade sexual em homens.

 

Defesa contra diabetes

Os antioxidantes presentes ajudam a reduzir o processo de glicação (ligação entre uma molécula de glicose com uma proteína) e, portanto, atuam no controle da diabetes.

 

Absorção de ferro

As sementes têm um teor de cobre alto, o que ajuda na maior absorção de ferro no organismo a partir de fontes alimentares. Isso pode ajudar a combater a anemia.

 

pistache

Como usar o pistache

É possível usar este alimento de diversas maneiras em sua alimentação. Veja uma dica prática usando esta semente muito benéfica para a saúde.

 

Salada verde com pistache e molho de laranja

Ingredientes:

2 cabeças pequenas de alface, rasgadas em pedaços grandes

1/2 xícara de pistache, levemente tostados e picados grosseiramente

2 laranjas de umbigo (reserve o suco de uma e corte em gomos a outra)

1/2 xícara de creme fraiche ou creme azedo

1/2 xícara de cebolinha picadinha

Sal e pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparo:

Combine a alface, os pistaches e os gomos de laranja em uma tigela. Misture o suco de laranja com o creme fraiche ou creme azedo, cebolinha, sal e pimenta, e despeje sobre a salada. Misture. Decore com cebolinha restantes.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!