Remédios Caseiros

Como tratar manchas escuras na pele em casa

Por Redação Doutíssima 21/05/2015

Quase todas as pessoas têm um tipo ou outro de manchas escuras na pele. É possível que sejam sardas, manchas solares ou da idade, todas causadas por diversos fatores. A boa notícia é que elas podem ser amenizadas com tratamentos caseiros muito fáceis de fazer.

 

Manchas escuras na pele: principais causas

A formação de manchas escuras na pele é um problema comum, experimentado tanto por jovens quanto por adultos, e também é chamada de hiperpigmentação.

manchas escuras na pele

Tratamentos com aveia e com iogurte podem minimizar manchas presentes no rosto. Foto: iStock, Getty Images

A exposição da pele ao sol é uma das principais causas, já que há aumento na produção de melanócitos, que resulta no escurecimento da pele. A cor das manchas varia de marrom claro a vermelho ou marrom bem escuro.

Elas geralmente tendem a aparecer em várias partes do corpo que estão mais expostas ao sol, como rosto, costas, pescoço, mãos, ombros e couro cabeludo.

 

Dependendo da causa, as manchas escuras são também chamadas de manchas marrons, manchas de sol, manchas senis e sinais de envelhecimento. Outras das principais causas que resultam na formação de manchas escuras na pele são:

 

– Exposição ao sol

– Envelhecimento

– Doenças genéticas / mudanças hormonais

– Menopausa ou gravidez

– Estresse

– Cuidados com a pele impróprios

– Problemas no fígado

– Hiperpigmentação da pele

– Falta de algumas vitaminas como a vitamina C ou a vitamina B12

– Fumar

– Câncer

– Dermatite

– Diabetes

 

Há muitos tratamentos disponíveis para a remoção de manchas, e um dos mais comuns é aquele feito com laser.

Trata-se, porém, de um procedimento caro e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse tratamento deve ser feito com cuidado e com um profissional experiente, pois é possível gerar mais pigmentação se não for feito corretamente.

Tratamentos caseiros para manchas escuras na pele

Caso não queira recorrer ao laser, outro tratamento que ajuda a remover manchas escuras naturalmente é o uso de remédios caseiros.

 

1. Limão

Uma solução rápida e fácil, que pode ser encontrada em sua cozinha, é o suco de limão. Os limões contêm vitamina C, capaz de clarear manchas escuras na pele.

 

Use um pouco de suco de limão fresco em uma bola de algodão e aplique diretamente sobre a área afetada da pele. Deixe secar e, em seguida, lave com água. Repita o método pelo menos por duas semanas para obter o resultado desejado.

 

2. Aveia

A aveia em pó é considerada um ótimo esfoliante para a pele. Assim, você pode aplicar uma máscara de aveia para remover a pele morta e as manchas.

Basta moer metade de um copo de flocos de aveia e adicionar três colheres de sopa de suco de limão para fazer uma pasta. Massageie a mistura sobre a pele e lave com água morna.

 

3. Iogurte

O iogurte ajuda a clarear manchas escuras na pele de forma natural. Aplique o iogurte natural diretamente sobre as manchas, deixe secar por 20 minutos, e depois lave com água fria. Repita isso todos os dias, de quatro a oito semanas, para obter melhores resultados.

 

4. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um remédio eficaz para uma série de problemas de pele, incluindo manchas. Basta diluir um pouco de vinagre de maçã em uma quantidade igual de água. Você também pode adicionar um pouco de mel.

Aplique essa solução em suas manchas e lave depois de alguns minutos. Faça isso uma vez por dia até obter resultados positivos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!