Aprender a fazer panqueca integral pode ser uma ótima opção de tirar a dieta da mesmice. Uma alimentação saudável é indispensável para manter a saúde em dia e o corpo bonito. Aliar a ingestão de fibras – presentes na aveia -, vegetais, alimentos naturais e integrais à prática regular de exercícios é a melhor maneira de garantir bons resultados nessa jornada.

 

Por que optar pela panqueca integral?

Excelente opção de café da manhã, a panqueca integral feita com farinha de aveia sacia a fome matinal e garante energia para começar o dia. Ela também é uma opção saudável de lanche da tarde para crianças ou para quem precisa de uma dose extra de energia ao longo do dia.

panqueca integral
Panqueca preparada com farinha de aveia pode ajudar a regular o intestino. Foto: iStock, Getty Images

A versão da panqueca integral com farinha de aveia é uma fonte de carboidrato não processado, com baixo índice glicêmico. Os alimentos desse tipo são digeridos mais lentamente pelo organismo, saciando a fome por mais tempo e liberando menos açúcar no sangue.

A farinha de aveia é muito recomendada para quem não pode ou não quer consumir glúten, proteína presente na farinha de trigo. E mais, a farinha de aveia não refinada e ainda oferece um teor maior de nutrientes em comparação a produtos semelhantes.

Rica em fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, essa farinha ajuda manter os níveis de açúcar estáveis, contribui com o bom funcionamento do trato intestinal e, segundo um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), as fibras ajudam a diminuir o colesterol.

A farinha de aveia ainda contém magnésio e vitaminas do complexo B, que trazem benefícios à saúde mental e garantem energia para o corpo todo.

Veja a receita de panqueca integral

Conheça uma receita de panqueca feita com farinha de aveia para consumir no café da manhã, por exemplo.

Ingredientes:

– 1 xícara e ½ de farinha de aveia

– 1 ovo

– 1 colher de sopa de açúcar mascavo

– 1 pitada de sal

– Algumas gotinhas de essência de baunilha (opcional)

– ¾ de xícara de leite desnatado

– 1 colher de sopa de óleo vegetal (canola, milho ou soja)

– 2 colheres de chá de fermento químico em pó

Modo de preparo:

Em um tigela, bata o ovo junto com o açúcar, o sal e a baunilha. Para melhores resultados, use um fouet ou um garfo para misturar bem os ingredientes. Depois de misturados, acrescente o óleo e bata mais um pouco.

Nessa mistura, acrescente a farinha de aveia e o leite e misture bem, deixando a massa bem homogênea. Por último, acrescente o fermento e, nessa etapa, misture delicadamente para não comprometer o efeito do fermento na massa da panqueca integral.

Depois de pronta a massa, unte uma frigideira antiaderente com um fiozinho de óleo e deixe aquecer um minuto em fogo baixo. Despeje uma concha cheia ou uma colherada bem cheia da massa na frigideira. Você saberá a hora de virar a panqueca integral quando começar a formar bolhas na superfície.

Você pode servir com castanhas trituradas, flocos de aveia e um fiozinho de mel ou melado. Outra dica é colocar pedaços de morango ou mirtilos na panqueca. Adicione a fruta quando a massa estiver na frigideira, afundando os pedaços no lado ainda cru da panqueca.

 

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