Especialidades

Veja as vantagens do sabonete íntimo masculino

Por Redação Doutíssima 21/05/2015

Diferente da popularidade do feminino, o sabonete íntimo masculino só está ganhando fama recentemente, especialmente depois que os homens passaram a cuidar do seu corpo com mais zelo e intensidade. Segundo dados do Senac Rio, os homens representam 37% dos consumidores de produtos e serviços de saúde e beleza.

 

Mas, embora tenha ganhado terreno no campo dos produtos para homens, o sabonete íntimo masculino ainda desperta uma série de dúvidas na ala masculina. Afinal, muitos querem saber se ele é bom ou ruim, se faz bem ou mal e qual as diferenças em relação ao sabonete íntimo feminino e ao sabonete comum.

sabonete íntimo masculino

Uso de sabonete íntimo pode proteger a região genital de fungos e bactérias. Foto: iStock, Getty Images

Sabonete íntimo masculino: higiene

Ao contrário do que as mulheres pensam, usar o sanitário não é menos complicado por ser mais prático para o homem. Afinal, como elas pensam, eles não precisam sentar no vaso para urinar ou usar papel higiênico para se secar. Parece simples, mas não é.

 

O procedimento correto sugere que é necessário enxugar o pênis depois de urinar, para evitar a umidade que deixa a região suscetível à proliferação de fungos. Da mesma forma, muitos detalhes da higiene íntima masculina não são levados à sério pelos próprios homens.

 

Antes de entrar no mérito do sabonete íntimo masculino, é bom lembrar o que pode acontecer pela falta de higiene íntima pelos homens. Imagine que se muitos esquecem, ou ignoram a importante de lavar as mãos depois de usar o banheiro, quantos sabem que devem fazê-lo também antes de usar o banheiro.

 

É isso mesmo, é importante cultivar esse hábito para evitar a contaminação por bactérias na região peniana e evitar infecção por DST. A falta de higiene também pode resultar em um aumento do risco de desenvolvimento do câncer de pênis, que, embora raro, pode levar à amputação do órgão ou à morte.

 

A falta de higiene na região peniana também pode causar balanite, uma inflamação na glande ou no prepúcio. Os sintomas são: coceira, ardor, vermelhidão e dor na glande. Além disso, é claro, pode implicar em problemas para a parceira, uma vez que as mulheres contraem doenças com mais facilidade.

 

Dúvidas sobre sabonete íntimo masculino

Primeiramente, sim, há uma diferença entre o sabonete utilizado no corpo e o sabonete íntimo masculino.  Ele normaliza o nível de ph na região genital e, com isso, protege contra ataques de fungos e bactérias. Além disso, proporciona uma limpeza profunda na área, deixando uma sensação de limpeza.

 

Na hora do banho, pode ser usado na lavagem do pênis, que deve ser feita com atenção especial. Para limpar completamente, é preciso retrair a pele que recobre a glande, lavar em volta com sabonete íntimo e retirar toda secreção que fica acumulada na região, estendendo a higiene aos testículos, virilha e ânus.

 

É importante ter atenção redobrada nos homens que não operaram a fimose, uma vez que o estreitamento do prepúcio facilita o acúmulo de sujeiras. Nesses casos, o sabonete íntimo masculino com pH fisiológico é indicado.

 

Outra dica importante é o asseio após as relações sexuais, para remover o resíduo de esperma, de lubrificantes dos preservativos e das secreções vaginais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!