Gestante

De Mariah Carey a Dira Paes: gravidez depois dos 40 anos é possível

Por Redação Doutíssima 22/05/2015

Carolina Ferraz e Dira Paes são duas das mais recentes celebridades brasileiras a entrar para o time de mulheres que resolveu encarar a gravidez depois dos 40 anos. A chamada “gestação tardia” apresenta alguns riscos maiores do que uma gestação enquanto mais jovem, mas com cuidados e acompanhamento pode ser bem tranquila.

Segundo o IBGE, o número de mulheres que apresentaram gravidez depois dos 40 anos subiu 17,3% entre 2003 e 2012, o que representa 62.371 gestações a mais nesta faixa etária no período. Houve crescimento também entre as gestações de mulheres entre 35 e 39 anos, com um aumento de 201.077 casos no mesmo período comparativo, representando uma alta de 26,3%.

O comparativo foca nestas duas faixas etárias, especialmente, porque o período mais fértil na vida das mulheres é entre os 25 e os 35 anos. Mas isso não impede a gravidez depois dos 40 anos, nem que a fertilização ocorra por métodos naturais.

gravidez depois dos 40 anos

Acompanhamento médico é indispensável na gravidez depois dos 40 anos. Foto: iStock, Getty Images

Os cuidados na gravidez depois dos 40 anos

De acordo com o ginecologista e responsável pela área de reprodução humana da clínica Criogênesis, Renato Oliveira, os riscos correspondentes à gravidez depois dos 40 anos estão ligados a doenças genéticas, mais propensas a acontecerem na gestação tardia, hipertensão e diabetes. “Para ter uma gestação segura nesta idade, acompanhamento é a palavra de ordem”, alerta.

A hipertensão gestacional é mais comum em casos de complicações na gravidez depois dos 40 anos. Isso porque em toda gestação, independente da idade da gestante, a circulação sanguínea e o coração trabalham mais do que o normal. Com a idade avançada, o músculo cardíaco pode ter mais dificuldade de fazer seu trabalho.

Outra característica trazida pela idade é a perda de energia, um processo natural no envelhecimento do corpo. Todas as complicações citadas podem colocar em risco a vida da gestante, que é o fator mais preocupante na gravidez depois dos 40 anos.

O melhor a se fazer é consultar um médico antes mesmo de engravidar, caso você já tenha completado 40. Assim é possível avaliar e prever todos os cuidados que serão necessários durante a gestação. O acompanhamento pré-natal, nos casos de gravidez tardia, é indispensável mesmo para mulheres perfeitamente saudáveis.

Famosas passaram pela gravidez depois dos 40 anos

– Cláudia Abreu engravidou aos 41 anos do quarto filho, que nasceu em 2011

 

– Hale Berry teve duas gestações após os 40. Engravidou de uma filha aos 42 e de seu segundo filho aos 47 anos

 

– Mariah Carrey engravidou de gêmeas aos 41 anos

 

– A apresentadora Sílvia Poppovic foi mãe aos 45 anos

 

– Solange Couto teve seu terceiro filho em 2011, quando tinha 54 anos

 

– Carolina Ferraz engravidou aos 46 anos e vai ter sua segunda filha ainda em 2015

 

– Dira Paes recentemente anunciou que está grávida do seu segundo filho, aos 45 anos

 

– Glória Pires deu à luz seu único filho homem em 2005, quando tinha 42 anos

 

– Carla Bruni, cantora, modelo e esposa do ex-presidente da França, teve seu filho em 2011 aos 41 anos

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!