Receitas

Faça panqueca de banana e aveia para o café da manhã

Por Redação Doutíssima 22/05/2015

Especialistas indicam que o café da manhã é a principal refeição do dia, por isso, fazer uma panqueca de banana e aveia pode ser uma escolha perfeita. A receita é rica em nutrientes e, além disso, muito fácil de fazer e com a possibilidade de adicionar outros ingredientes para variar o sabor.

 

Panqueca de banana e aveia faz bem

A combinação de banana e aveia é capaz de tornar esta receita de panqueca americana muito saborosa e saudável. Além disso, você pode adicionar ainda mais benefícios se incluir mel, canela e outras frutas na hora de servir.

panqueca de banana e aveia

Panqueca de banana e aveia é opção saudável para o café da manhã. Foto: iStock, Getty Images

A banana contém boa quantidade de antioxidantes, minerais e vitaminas, além de ser uma excelente fonte de fibra alimentar solúvel, que ajuda no funcionamento do intestino e, assim, reduz problemas de constipação.

 

Esta fruta também é ótima fornecedora de vitamina B6-(piridoxina), que tem um papel importante no tratamento de neurite e anemia. É uma fonte moderada de vitamina C e rica em potássio – apenas 100 g já fornecem 358 mg de potássio, componente importante para o controle da frequência cardíaca e da pressão arterial.

 

Por outro lado, a aveia é fonte de ferro, magnésio e vitaminas do complexo B. O seu alto teor de fibras e os elevados níveis de magnésio permitem que o corpo humano faça uso adequado de glicose e secreção de insulina.

 

A fibra solúvel da aveia pode diminuir de 10% a 15% a lipoproteína de baixa densidade (LDL), ou seja, o “colesterol ruim”, principalmente se consumida como parte de uma dieta de baixa gordura. Estudos mostram que a fibra também diminui o risco de pressão arterial elevada e reduz o perigo de morte por doenças cardiovasculares.

 

panqueca de banana e aveia

Receita de panqueca de banana e aveia

Esta receita é muito fácil de fazer e possui poucas calorias, já que não leva nenhum tipo de farinha ou gordura na massa. Em apenas alguns minutos você terá esta deliciosa panqueca de banana e aveia em sua casa.

 

Ingredientes:

2 bananas maduras

1 xícara de aveia em flocos

2 claras de ovo

2 colheres de sopa de leite

1/2 colher de chá de baunilha ou essência a gosto

1 pitada de canela

Manteiga de amendoim para a cobertura ou mel

 

Modo de preparo:

Em uma tigela pequena, misture as bananas amassadas, a aveia em flocos, as claras de ovo, o leite, a baunilha e a canela. Misture bem até que todos os ingredientes formem uma massa. Em uma frigideira antiaderente, unte com um fio de manteiga e aqueça-a em fogo médio.

 

Despeje um pouco da massa na frigideira, conforme o tamanho da panqueca que você quer. Observe até que um lado fique com as bordas douradas: então é hora de virar e cozinhar ou outro lado. Quando ambos os lados estiverem dourados, pode retirar do fogo e a sua panqueca de banana e aveia está pronta.

Faça quantas panquecas quiser e, para finalizar, empilhe as panquecas e use manteiga de amendoim entre cada camada. Na camada superior use mais manteiga de amendoim e fatias de banana, se desejar. Você pode usar mel no lugar da pasta de amendoim ou qualquer outro ingrediente a seu gosto.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!