Receitas

Intolerante à lactose? Faça uma panqueca sem leite

Por Redação Doutíssima 22/05/2015

A panqueca sem leite pode ser uma ótima opção para pessoas que, depois de consumirem leite, sentem dor e desconforto abdominal. Quem sofre de intolerância à lactose reconhece muito bem esses sintomas. Por isso, substituir alguns ingredientes é uma alternativa para ter uma alimentação próxima do normal.

 

Receita de panqueca sem leite

Aprenda como preparar a receita de panqueca feita sem leite e veja como é possível contornar o problema da intolerância à lactose.

panqueca sem leite

Pessoas com intolerância à lactose podem substituir ingredientes das receitas. Foto: iStock, Getty Images

Ingredientes:

– 2 copos de água

– 2 ovos

– 2 copos de farinha de trigo

– 2 colheres de sopa de óleo

– 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador até a massa ficar homogênea. Deixe descansar por 10 minutos. Em uma frigideira antiaderente, coloque uma quantidade de massa até que se forme um disco fino na frigideira.

Deixe dourar os dois lados da massa. Separe uma travessa para colocá-la quando ficar pronta. Não se preocupe se a primeira panqueca sem leite grudar na frigideira. É normal.

1. Dicas para o molho

O molho para a panqueca fica ao seu critério, mas aqui está uma sugestão de molho branco, também sem lactose,para dar aquele toque especial a sua panqueca.

Ingredientes:

– 2 colheres de creme vegetal sem lactose

– 2 colheres de amido de milho

– 1 xícara de leite sem lactose

– Noz moscada

– Pimenta do reino

– Pimenta branca

– Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o creme vegetal e a cebola. Deixe dourar enquanto você dissolve, no leite sem lactose, o amido de milho. Depois, coloque essa mistura na panela junto com o creme vegetal e a cebola. Adicione pimenta branca e do reino sobre a mistura. O molho deve ficar consistente e espesso.

Quando o molho estiver pronto, raspe um pouco de noz moscada sobre ele. A panqueca sem leite  está quase pronta para ser saboreada.

2. Montando a panqueca sem leite

Lembra das panquecas na travessa? É preciso recheá-las. Coloque uma pequena quantidade de molho no centro da panqueca e enrole. Coloque na travessa novamente, e repita o processo nas demais. Após esse procedimento, despeje o restante do molho sobre as panquecas e leve ao micro-ondas. Aqueça por dois minutos.

Panqueca sem leite: origem da intolerância à lactose

Muitas pessoas nascem com a incapacidade de digerir a lactose, pois, segundo informações do portal da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), apresentam uma desordem metabólica – deficiência ou ausência da enzima digestiva lactase que realiza o processo da quebra do açúcar do leite.

Em consequência disso, a lactose chega ao intestino e é fermentada por bactérias que produzem o ácido lático e gases. É nesse momento que aparecem os desconfortos gastrointestinais como diarréias, cólicas e nauséas. Existem três tipos de intolerância:

1. Deficiência congênita

O indivíduo nasce sem a capacidade de produzir lactase.

 

2. Deficiência primária

O indivíduo sofre uma diminuição gradual e natural da produção de lactase.

 

3. Deficiência secundária

A produção de lactase é afetada por alguma doença – como celíaca ou síndrome de Cronh. Nesse casso, a intolerância pode desaparecer com o passar do tempo.

Mas como é possível identificar o problema? Através de três exames: teste de intolerância à lactose, teste de hidrogênio na respiração e o teste de acidez nas fezes.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a intolerância à lactose e também sabe preparar uma deliciosa panqueca sem leite, tenha em mente que é possível contornar esse problema e ainda assim, se alimentar bem.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!