Saúde > Slider Home

Miss conta como emagreceu 80 Kg e venceu a obesidade mórbida

Por Claudia Mercier 22/05/2015

A vida da blogueira gaúcha Sabrina Sgarbi, 24 anos, é dividida por ela mesma como “antes” e “depois” da cirurgia bariátrica. Com o procedimento, ela emagreceu 80 Kg e deixou a obesidade mórbida para se tornar miss. “Com 16 anos comecei a engordar e não parei mais. Eu lutava contra o peso, mas sempre perdi essa batalha”, relembra a jovem.

 

sabrina 1

Veja o antes e o depois da blogueira Sabrina Sgarbi. Foto: Arquivo pessoal.

 

 Exemplo de superação 

 

Hoje, Sabrina Sgarbi fala com orgulho da sua trajetória e mantém na internet um canal onde relata como saiu dos 140 Kg e conseguiu chegar aos 60. Ela optou por não fazer a cirurgia reparadora, normalmente realizada após o procedimento, e diz se orgulhar do excesso de pele e das marcas causadas pelo processo de emagrecimento. “Sonho em ser mãe, mas com a gravidez a pele voltará a esticar e o resultado será satisfatório. Eu sou uma pessoa muito bem resolvida com meu corpo, tenho muito orgulho dele.”

 

 Cirurgia plástica como aliada

 

O cirurgião plástico Henrique Pontes Ferraz explica que o momento ideal para se fazer a cirurgia reparadora é, primeiro, quando o paciente se sente pronto, e depois, respeitando o tempo que o corpo necessita para manter o peso.

 

“Após a bariátrica o paciente passa por um longo período perdendo peso. A melhor época para se realizar alguma cirurgia plástica é por volta de seis meses após a pessoa estabilizar o peso, ou seja, cerca de dois anos após a intervenção bariátrica”, explica.

 

O médico esclarece ainda que, caso não tenha contra-indicação à intervenção cirúrgica, quaisquer áreas do corpo onde haja excesso de pele poderão passar pelo procedimento estético.

 

 

sabrina 58

 

Sabrina Sgarbi conta que o primeiro ano pós-cirurgia foi bastante difícil, mas que seguiu à regra todas as recomendações do seu médico e viu que o resultado estava valendo todos os sacrifícios. “No início foi tudo muito doloroso, a dieta era muito rígida, mas eu perdia, em média, 10 Kg por mês. Cheguei ao fim do primeieiro ano, pós-cirurgia, com 70 Kg a menos”, comemora.

 

Planos após a vencer a obesidade mórbida

 

Além dos planos de ter um filho, Sabrina Sgarbi está escrevendo um livro sobre a sua história de superação e pretende continuar com o trabalho voluntário para ajudar os animais, já desenvolvido por ela em Marau, cidade onde mora no interior do Rio Grande do Sul.

 

A jovem pretende também ministrar palestras sobre autoestima para pessoas obesas. Entre os projetos estão também dar continuidade ao blog que fala de saúde, beleza e comportamento e disputar outros concursos de beleza.

 

Sabrina já conquistou alguns títulos e o mais recente foi o Musa Gaúcha 2015. “Não desfilo por vaidade, mas quero representar a verdadeira beleza da mulher. Quero mostrar o quanto é belo ter imperfeições. Espero inspirar outras pessoas que tem histórias como a minha, “fora do padrão”, diz reflexiva.

 

De acordo com a blogueira, a cirurgia bariátrica não transformou somente o seu físico, mas todo o processo foi fundamental para que ela aprendesse a ter uma outra visão da vida. Ela diz ter passado por cima de muito preconceito antes, durante e depois dos 80 Kg eliminados e que sofreu muito até conseguir mudar radicalmente seus hábitos.

 

“A Sabrina Sgarbi de antes reclamava que queria mais batata frita, hoje, ela sabe agradece por estar viva e poder comer um simples alface. Sabrina de antes tinha que usar qualquer roupa que servia, agora ela pode se vestir com o que quiser. Eu aprendi a ser feliz com poucas coisas.”

 

Sabrina miss

 

Cirurgia bariátrica no Brasil

 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) só em 2014 foram realizadas em torno de 88 mil procedimentos bariátricos, um número 10% acima do ano anterior. Nos últimos 10 anos esse crescimento foi na ordem de 350%.

 

O cirurgião plástico Henrique Pontes Ferraz explica que assim como o procedimento realizado pela gaúcha Sabrina Sgarbi, a cirurgia bariátrica está mais moderna, segura e pouco invasiva. Segundo ele, os procedimentos cirúrgicos ditos bariátricos são divididos em:
– Restritivos: reduzem o volume de alimentos que o estômago é capaz de armazenar. Exemplos: gastroplastia, balão gástrico.
– Disabsotivos: reduzem a capacidade de absorção do intestino. Exemplo: derivação intestinal.
– Mistos: quando há uma associação de técnicas restritivas e disabsortivas.

 

No seu consultório no Rio de Janeiro, Dr. Henrique recebe pacientes que tiveram sucesso com a bariátrica e procuram por intervenções cirúrgicas estéticas em busca de mais autoestima. “As cirurgias mais procuradas por esses pacientes são, em ordem decrescente, abdominoplastia, mamoplastia, braquioplastia (cirurgia dos braços), cruroplastia (das coxas) e ritidoplastia (da face e pescoço). O objetivo comum a todos esses procedimentos realizados em pacientes pós-bariátricos é a remoção do excesso de pele e redução da flacidez”, esclarece o médico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!