Receitas

Fácil e delicioso: aprenda a fazer bombom de morango

Por Redação Doutíssima 23/05/2015

Que tal um delicioso bombom de morango? E se ele for feito com carinho por você? Quer aprender? Então, lápis e papel na mão que vamos começar a lição. Antes de mais nada, vamos conhecer um pouco mais dessa fruta deliciosa que torna qualquer receita um manjar dos deuses.

 

O morango tem origem europeia. É produzido tradicionalmente por uma planta rasteira, entretanto, recentemente vem sendo cultivado em larga escala em sistema semi-hidropônico, em estufas, com os pés a pouco mais de um metro do chão.

 

É esse novo sistema de plantio que está permitindo uma produção de forma expansiva, e em períodos diferenciados das tradicionais épocas.

bombom de morango

Além de delicioso, bombom de morango pode ajudar a reforçar o orçamento familiar. Foto: iStock, Getty Images

Pouco calórico, o morango tem cerca de 38 calorias por cada 100 gramas. É rico em vitaminas como a C, A, E, B5 e B6. Seus principais minerais são cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio. Ricos em flavonoides, é bastante importante para o organismo. Também possui fibras.

 

Consumir morangos pode ser benéfico para o organismo porque ele fortalece o sistema imunológico, auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo, possui ação anti-inflamatória, ajuda no processo de cicatrização, entre outros.

 

Na culinária é usado na produção de sucos, sorvetes, bolos, tortas doces e geleias. E não vamos deixar de citar o nosso principal personagem: o bombom de morango.

 

Bombom de morango para reforçar o orçamento

Muitas pessoas têm usado a produção de doces artesanais, e não necessariamente ou somente bombom de morango, para reforçar a renda da família. Em geral, tudo começa com um experimento que dá certo e vira comércio ambulante, que pode expandir na variedade dos doces e até se transformar em bomboniere.

infográfico bombom de morango

Receita de bombom de morango

Ingredientes:

100 g de morangos

1 lata de leite condensado

200 g de leite em pó desnatado

300 g de chocolate derretido (ao leite ou meio amargo)

 

Modo de peparo:

Para preparar o bombom de morango, comece lavando as frutas e colocando-as sobre um papel absorvente para escorrer o excesso de líquido. Numa tigela misture o leite condensado com o leite em pó e mexa até que se forme uma massa macia. Se for necessário, acrescente mais leite em pó.

 

Molde com esta massa pequenas bolinhas e achate-as com a palma da mão, envolvendo cada morango com ela. Coloque os morangos sobre o papel manteiga e deixe secar por 15 minutos, banhando-os em seguida com o chocolate escolhido derretido. Leve à geladeira até secar. Está pronto seu bombom de morango.

 

Dica – Use os morangos orgânicos, que são cultivados sem o uso de agrotóxicos. Caso não seja possível, antes de consumi-los é importante fazer uma boa higienização.

 

Se preferir, ainda pode fazer em casa o seu leite condensado mais saudável. Para isso, basta bater no liquidificador por um minuto ¾ de xícara de adoçante granular para forno e fogão, 2 xícaras (de chá) de leite em pó desnatado, ¾ de xícara (de chá) de água fervente e uma colher (de chá) de manteiga ou margarina light.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!