Gestante

Veja quais são os cuidados para o parto normal de gêmeos

Por Redação Doutíssima 23/05/2015

Muitas pessoas acreditam que não é possível ter um parto normal de gêmeos porque, atualmente, a cesariana é cada vez mais indicada para esses casos. A verdade, porém, é que a ciência mostra que é sim possível.

 

Essa opção, todavia, depende de alguns fatores e, por isso, é bastante importante conversar com seu obstetra sobre sua própria saúde e a dos bebês antes de tomar uma decisão.

parto normal de gemeos

Mulheres grávidas de gêmeos podem conversar com obstetra sobre parto normal. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona um parto normal de gêmeos?

Em primeiro lugar, é preciso ter consciência de que é normal que gêmeos nasçam prematuramente. Por isso, a discussão sobre a forma como você dará à luz – se através de cesariana ou parto normal – deve ser feita já no início da gravidez.

 

Se você optar pelo parto normal de gêmeos, a primeira recomendação – e que você não deve desprezar – é que o parto deve ser feito em um hospital. Afinal, por serem gêmeos, são necessários alguns cuidados adicionais. Além disso, serão necessários mais médicos. Por exemplo, você necessitará de dois pediatras para a hora do nascimento, um para cada bebê.

 

Quanto ao trabalho de parto, não difere muito de quando você vai dar à luz a apenas uma criança. Caso tenha optado por um bom hospital, é muito provável que diversos cuidados serão tomados: você será constantemente monitorada, assim como seus bebês.

Além disso, se for necessário, poderá ser ministrado um medicamento para estimular as contrações após a saída do primeiro bebê.

 

Como definir o tipo de parto?

A decisão sobre ter um parto normal de gêmeos, porém, deve ser discutida com seu obstetra. É que uma série de fatores são considerados na hora de definir o tipo de parto.

 

Em primeiro lugar, o tipo de gêmeos que você está esperando é importante. Para gêmeos idênticos, a maior parte dos obstetras recomenda uma cesariana, para afastar possíveis problemas que possam surgir se os bebês dividem o mesmo fluxo sanguíneo a partir da placenta. Quando não são gêmeos idênticos, especialistas normalmente liberam o parto normal.

 

Além disso, outras questões relevantes são a posição e o tamanho dos bebês, e o momento em que se inicia o trabalho de parto – dependendo do caso, um parto normal é capaz até mesmo de ser mais benéfico para os gêmeos.

 

Cesariana ou parto normal de gêmeos?

Caso o seu médico libere a realização de um parto normal, você pode seguir essa orientação sem qualquer medo.

 

De acordo com um estudo realizado pelo Sunnybrook Health Sciences Centre, o parto normal de gêmeos é tão seguro quanto uma cesariana para esses casos. A pesquisa, cujas conclusões foram divulgadas no New England Journal of Medicine, foi realizada ao longo de 10 anos, e teve por base estatísticas de 106 centros de saúde em 25 diferentes países.

 

Após a analisar as gestações de 2.804 mulheres que estavam esperando gêmeos, os pesquisadores descobriram que tanto o parto normal de gêmeos quanto a cesariana são seguras na mesma medida.

É que, considerando gêmeos nascidos entre a 32ª e a 38ª semana de gestação e casos em que o primeiro bebê tinha sua cabeça virada para a pélvis, a taxa de mortalidade neonatal ou complicações no parto não apresentou diferenças significativas entre essas modalidades de parto.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!