Motivação

Aprenda como organizar os estudos em 9 dicas

Por Redação Doutíssima 24/05/2015

Como organizar os estudos é algo que passa pela cabeça de muitos vestibulandos. Com muitas coisas para ler e aprender, os estudantes acabam adquirindo alguns hábitos que podem fazer mal para a saúde física e mental. Porém, com alguns detalhes, é possível reverter a situação e comemorar o Dia do Vestibulando, 24 de maio, com muitos sorrisos.

 

A palavra vestibular vem de vestíbulo. É uma alusão ao processo que antecede ao ingresso na faculdade. No Brasil, a obrigatoriedade do vestibular ocorreu a partir de 1911. Desde aquela época, os processos seletivos passaram por inúmeras mudanças, até chegar ao sistema atual.

como organizar os estudos

Organizar uma rotina para estudar pode ajudar na preparação para o vestibular. Foto: iStock, Getty Images

Entretanto, uma coisa continua idêntica: o nervosismo e a falta de concentração ao ler as questões. Segundo um estudo publicado em 2003 na Revista Brasileira de Orientação Profissional, a ansiedade toma conta de muitos estudantes e também dos integrantes da família.

Esses ainda são os principais motivos de reprovação no vestibular, mas podem ser também resultado da dificuldade do aluno que não sabe como organizar os estudos.

Como organizar os estudos na parte psicológica

Exatamente, comece por aí. Se não conseguir relaxar, e ceder às pressões de professores, família e amigos for inevitável, procure ajuda de especialista. Aprender a controlar os nervos pode lhe render benefícios na hora de controlar o nervosismo durante a prova.

 

Por mais que você tenha se preocupado em organizar os estudos, que tenha feito tudo direitinho, se não destinar um tempo para descansar, outro para se exercitar e não fizer uma boa alimentação, vai colocar mais dificuldade na superação dos obstáculos da hora da prova.

 

Por isso, troque quantidade por qualidade do tempo empreendido nos estudos. Intervalos de quinze minutos entre uma hora e outra são preciosos para descansar a mente. Aproveite esse tempo para ouvir música, conversar com alguém sobre outros assuntos ou fazer um lanche.

 

Confira 9 dicas para organizar os estudos

Separamos nove dicas que podem ser úteis para se preparar para o vestibular. Confira e veja se elas se adequam a sua rotina.

1. Matérias

Não deixe para estudar depois a aula que teve no cursinho hoje. Aproveite sempre para estudar a matéria que foi dada no dia, e não deixe para depois.

2. Horário

Procure estudar até o começo da noite. Especialmente se você teve aulas no cursinho pela manhã. Inicie seus estudos no meio da tarde e vá até o começo da noite.

 

3. Domingo

 

Domingo é dia de descanso. Isso mesmo, estabeleça uma rotina de estudos de segunda à sábado, quando você vai fazer a revisão dos conteúdos da semana.

 

4. Redações

Escreva uma redação por semana. E encontre alguém que possa ler o texto e fazer as correções e apontamentos para você.

 

5. Vestibulares

Resolva provas de vestibulares antigos. Elas podem ser encontradas na Internet, em sites específicos.

 

6. Revisão

 

Faltando três a quatro semanas para a prova, utilize todo o tempo para a revisão dos conteúdos do cursinho.

 

7. Simulados

É interessante também fazer um simulado por mês. Ele mede os conhecimentos e permite que o estudante aponte dúvidas que ainda vai ter tempo de esclarecer.

 

8. Ambiente

Providencie um lugar calmo e sem interferências externas para estudar. A escola, o cursinho ou uma biblioteca pública podem ser lugares bastante positivos para isso.

 

9. Horário de lazer

Para finalizar a lista de como organizar os estudos, dois itens que estão fora dos cadernos. Separe uma hora do seu dia para prática de exercícios físicos e não abra mão de uma boa noite de sono.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!