Receitas

Como fazer berinjela à parmegiana em 5 passos

Por Redação Doutíssima 24/05/2015

A receita de berinjela à parmegiana é deliciosa e faz bem para a saúde. A berinjela é um ótimo alimento, cheio de propriedades que auxiliam para uma vida saudável. Além disso, trata-se de uma receita fácil, que você pode fazer em apenas quatro simples passos.

 

Benefícios nutricionais da berinjela

A berinjela tem poucas calorias – apenas 20 por xícara – e também é rica em vitaminas e minerais. Seus benefícios para a saúde, porém, vão além da simples adição de nutrientes a uma refeição.

berinjela à parmegiana

Berinjela à parmegiana é uma opção saudável e prática para o cardápio. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com um estudo do Departamento de Pesquisa Agrícola dos Estados Unidos, o ácido clorogênico é o composto antioxidante dominante na berinjela. Ele é capaz de combater os radicais livres e também reduzir o LDL (mau colesterol). Esse antioxidante ainda protege contra a mutação de células boas em células cancerosas, e também é um antiviral.

 

Por outro lado, o nasunin, composto antioxidante encontrado nas cascas de berinjela, tem propriedades antiangiogênicas. Em outras palavras, estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos e de fornecimento de sangue. Essa capacidade é importante quando se trata de câncer, já que ajuda a conter o crescimento do tumor.

 

A berinjela também é uma excelente fonte de fibra dietética, que ajuda a proteger contra a diabetes tipo 2.

 

berinjela à parmegiana

Receita de berinjela à parmegiana

Para ter todos os benefícios da berinjela, nada melhor do que preparar uma deliciosa refeição com ela, cheia de sabor e perfeita para a saúde. Faça uma berinjela à parmegiana.

 

Ingredientes:

Para a berinjela:

4 pequenas berinjelas pequenas ou 2 grandes

Sal

3 xícaras de azeite de oliva (ou uma mistura de óleos de oliva e canola)

 

Para o molho:

3 colheres de sopa de azeite extra virgem

2 dentes de alho grandes, descascados e cortados pela metade

3 tomates descascados, sem sementes e picados grosseiramente

Sal

12 folhas de manjericão fresco, rasgadas ao meio

 

Para a montagem:

200g de muçarela fatiada

100g de queijo parmesão ralado

Óleo para fritar

 

Como fazer berinjela à parmegiana em 5 passos

Passo 1: descasque a berinjela e corte transversalmente em fatias, polvilhando generosamente com sal. Reserve. O sal vai tirar a água da berinjela e reduzir a sua capacidade de absorver o óleo.

 

Passo 2: enquanto aguarda, prepare o molho. Aqueça 3 colheres de sopa de óleo em uma frigideira e adicione o alho, os tomates e o sal. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que os tomates comecem a se desfazer. Se o molho começar a secar, adicione uma colher de sopa de água morna. Desligue o fogo, retire o alho e misture as folhas de manjericão. Tempere a gosto com mais sal, se necessário, e reserve.

 

Passo 3: adicione em uma panela óleo o suficiente para fritar as berinjelas, e aqueça em fogo médio-alto. Quando estiver quente, adicione fatias de berinjela em uma única camada, virando uma vez, até dourar de ambos os lados. Transfira para um prato forrado com papel toalha. Repita até que todas as fatias estejam fritas. O próximo passo é montar a berinjela à parmegiana.

 

Passo 4: coloque fatias de berinjela no fundo de uma assadeira. Em seguida, um terço do molho de tomate em camada muito fina. Uniformemente, polvilhe cerca de metade da muçarela sobre o molho. Adicione uma outra camada de berinjela, molho de tomate e queijo muçarela. Faça uma última camada com o restante de berinjela, molho de tomate e queijo parmesão.

 

Passo 5: Asse até que o queijo tenha derretido uniformemente, cerca de 20 minutos. Deixe descansar por pelo menos 15 minutos antes de servir a sua berinjela à parmegiana.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!