Receitas

Saiba como fazer chips de batata doce no forno e no micro-ondas

Por Redação Doutíssima 24/05/2015

Se você quer um petisco saudável para o meio da tarde, o chips de batata doce pode ser uma ótima opção. A receita, que pode ser feita de forma prática no micro-ondas, é deliciosa e ainda traz muitos benefícios da batata queridinha das academias.

 

Considerada o tubérculo da moda, a batata doce é a favorita das dietas e das academias de ginástica. Ela fornece energia para o treino, além de auxiliar na queima de gordura e no ganho da massa muscular, uma vez que libera a glicose no sangue de forma mais lenta.

chips de batata doce

Petisco feito com batata queridinha da academia pode ser opção saudável de lanche. Foto: iStock, Getty Images

A batata doce pode ser consumida nas principais refeições nos dias de treino, acompanhada de alimentos ricos em proteínas e com pouca gordura, como carne de frango ou peru, ovo ou peixe.

 

A indicação de consumo é na forma cozida, mas isso não impede que você possa incluir no seu cardápio um bom lanche da tarde, com uma porção generosa de chips de batata doce.

 

Chips de batata doce: benefícios

Primeiro, saiba que esse tipo de batata, segundo informações da Associação Brasileira da Batata (ABBA), possui pouca gordura em sua composição – menos de 1%. Além disso, fornece carboidratos saudáveis, sem elevar o açúcar no sangue. Portanto, é uma excelente opção para quem malha e quem está fazendo dieta.

 

Também ajuda a controlar o diabetes, pelo baixo índice glicêmico; emagrece, já que diminui o apetite por ser rica em fibras; e fortalece o sistema imunológico, já que carrega uma boa quantidade de vitamina A.

 

Batata doce também é uma boa fonte de fibra dietética, essa substância ajuda a promover a saúde do sistema digestivo. Essa fibra também ajuda a limpar metais pesados como arsênio e mercúrio do trato digestivo.

 

Ela também tem propriedades anti-inflamatórias, pela vitamina C, vitamina B6, betacaroteno, e manganês. Essas substâncias são eficazes na cura de inflamações internas e externas.

 

Receita de chips de batata doce

Para essa delícia, use quantas batatas você quiser e um forno micro-ondas, além dos temperinhos, é claro.

 

Ingredientes:

– Batata doce

– Temperos a gosto

Modo de preparo:

 

Para fazer o chips de batata doce, é bem simples: forre o prato do micro-ondas com duas folhas de papel toalha e distribua, sobre o papel, as fatias (bem fininhas) de batata doce, com casca e tudo. Tome cuidado para que todas as fatias tenham a mesma espessura. Cuide para não sobrepor umas às outras no prato do micro.

 

Ligue na potência máxima por três minutos. Vire as batatinhas e coloque mais dois minutos. Depois de prontos os chips de batata doce, tempere com sal e pimenta, se quiser.

 

Para fatiar as batatas, use a lâmina do ralador, porque ela que tem a espessura ideal para que as fatias fiquem crocantes. Também é interessante fazer um teste com o forno, pois talvez precise de mais ou menos tempo.

Você também pode guardar os chips de batata doce em um saquinho e levar na bolsa para o lanche no escritório.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!