Gravidez e Filhos

Aprenda o que significa o muco nas fezes do bebê

Por Redação Doutíssima 25/05/2015

Muco nas fezes do bebê é sempre uma preocupação para os pais, mas se ele aparece de vez em quando, isso é normal. Entretanto, se o muco vem acompanhado de algum desconforto visível no bebê, é preciso conversar com o seu pediatra, pois esse pode ser um sintoma de várias condições.

 

Causas do muco nas fezes do bebê

A cor e a consistência das fezes de um bebê podem mudar à medida em que ele cresce. Além disso, há muitos outros fatores capazes de afetar a natureza das fezes do pequeno, inclusive o tipo de alimento que ele ou a mãe ingerem.

muco nas fezes do bebe

Alergias alimentares e resfriados podem alterar a consistência das fezes de bebês. Foto: iStock, Getty Images

Assim, em geral o muco nas fezes do bebê não é considerado um motivo de preocupação – é normal acontecer do muco que reveste o intestino ser expulso com as fezes de vez em quando.

 

Entretanto, se o muco nas fezes do bebê for persistente ou acompanhado de outros sintomas, é preciso consultar o pediatra para que ele possa identificar as possíveis causas dessa condição. Veja quais são as mais comuns:

 

1. Resfriado

A formação de muco é uma consequência dos resfriados, e normalmente é eliminado através do cuspe, o que no caso dos bebês nem sempre é possível. Então, muitos bebês acabam engolindo o muco, que depois é eliminado pelas fezes.

 

2. Infecções

O muco nas fezes do bebê pode ser resultado de infecções virais ou bacterianas. Quando há infecção viral, normalmente o próprio organismo encarrega-se de curá-la. Entretanto, quando há infecção bacteriana, como no caso da salmonela, as fezes também apresentam sangramento e o tratamento deve ser feito por meio de antibióticos.

 

3. Dentição

O surgimento da dentição também é capaz de ocasionar a produção excessiva de muco no corpo humano, que então é eliminado pelas fezes do bebê.

 

4. Germes

Todos sabem o quanto os bebês são curiosos e gostam de colocar na boca tudo que enxergam pela frente, seja um objeto comum, seja uma própria parte do seu corpo – os dedos, por exemplo.

É comum, nesses casos, haver um excesso de salivação. Pois bem, se o objeto que for colocado na boca contiver germes, a saliva será contaminada e, ao ser ingerida, é capaz de atingir o intestino. As possíveis consequências são uma forte dor de estomago ou muco nas fezes do bebê.

 

5. Alergias

Quando a criança tem alguma alergia alimentar, ou então sofre de intolerância a algum tipo de alimento, é possível que os problemas digestivos decorrentes da sua ingestão resultem no aparecimento de muco em suas fezes. Segundo informações do portal do Ministério da Saúde, um dos sintomas da alergia ao leite é o muco nas fezes.

 

Como o muco nas fezes do bebê é tratado

Em alguns casos, a condição regride sem qualquer tratamento. É o que ocorre, por exemplo, se ele é causado em razão da dentição ou infecção viral.

 

Entretanto, em determinadas situações será necessária intervenção médica para resolver o problema. Nesses casos, o tratamento se dará conforme sua causa subjacente.

 

Portanto, se você detectar essa condição em seu bebê, não entre em pânico. Caso ele esteja apresentando outros sintomas, procure imediatamente atendimento médico – principalmente se junto com o muco houver sangue nas fezes do bebê.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!