Receitas

Aproveite os benefícios de um delicioso bolo de tapioca

Por Redação Doutíssima 25/05/2015

A tapioca é um dos alimentos preferidos da moda de ser saudável e comer bem. Você já pensou em fazer um bolo de tapioca? Ele tem inúmeros benefícios para a saúde e vem fazendo sucesso entre as pessoas que querem uma alimentação mais balanceada. Além disso, a tapioca é muito versátil e combina muito bem em uma receita de bolo.

bolo-de-tapioca

Receita feita a partir da tapioca é nutritiva e saborosa. Foto: iStock, Getty Images

 

Como fazer um bolo de tapioca

Para variar as receitas de tapioca tradicionais, quando a sua goma é simplesmente colocada em uma frigideira e recheada, é possível fazer um bolo de tapioca. Muito rápida e de sabor inigualável, essa receita é garantia de sucesso.

 

Ingredientes:

– 3 xícaras de goma de tapioca

– 1 xícara de farinha de trigo

– 2 xícaras de açúcar cristal

– 4 ovos inteiros

– 400ml de leite de coco ou outro a sua escolha

– 200g de manteiga

– 2 colheres de sopa de coco ralado

– 1 pitada de sal

– 2 colheres de chá de fermento químico em pó.

 

Modo de preparo:

O preparo do bolo de tapioca começa no liquidificador. Coloque o açúcar, os ovos, o leite, o leite de coco e a manteiga, e bata até ficar uma mistura bem homogênea. Depois, coloque a mistura em uma tigela e adicione os demais ingredientes.

Em seguida, mexa bem até que eles fiquem devidamente incorporados à massa. Então, é só pré-aquecer o forno e untar e enfarinhar uma assadeira de cerca de 24 cm, para depois colocar a mistura.

 

Leve o seu bolo de tapioca para assar em forno médio por 30 minutos, ou até que ele fique firme. Para saber o ponto certo, você pode espetar um palito de dentes no bolo: se ele sair limpo, é porque está na hora de retirá-lo do forno.

Para a cobertura, é possível colocar a que mais lhe agradar. Uma mistura de leite de coco e coco ralado, por exemplo, é uma boa opção, assim como um mix de leite condensado e coco ralado.

Viu como em poucos minutos você pode preparar um bolo de tapioca delicioso? Agora é só preparar um chá ou café quentinho para acompanhar.

Bolo de tapioca conserva benefícios

A mandioca é o elemento que dá origem à fécula, que é base para a tapioca. Semelhante a uma farinha, ela é usada em diversas receitas.

O ingrediente principal do bolo de tapioca pode fazer bem à saúde e ainda é um grande aliado para quem deseja perder peso. Uma colher de sopa possui apenas 70 calorias e é livre de glúten, tornando-se uma ótima opção para quem tem intolerância a essa substância.

 

Além disso, a tapioca é rica em ferro e cálcio, que ajudam a manter a saúde dos ossos. Da mesma forma, o potássio presente no alimento estimula o fluxo sanguíneo saudável. Rica em ácido fólico e vitamina B, a tapioca também ajuda a prevenir defeitos congênitos e melhora o desenvolvimento do feto, sendo um ótimo alimento para mulheres grávidas.

 

Não bastassem esses benefícios, a tapioca ainda impede a formação de gases, indigestão e prisão de ventre, e é boa para o seu metabolismo e sistema digestivo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!