Estética

Biomedicina estética cuida da beleza, da saúde e do bem-estar

Por Redação Doutíssima 25/05/2015

Cuidar da beleza é um hábito feminino, mas nem todos os esforços nesse sentido garantem os resultados esperados. A Sociedade Brasileira de Dermatologia identificou que oito entre dez mulheres são afetadas pela celulite, um problema que golpeia a autoestima, da mesma forma que as estrias e outras imperfeições na pele. Para combatê-las, a biomedicina estética é opção.

Essa é a área da biomedicina que compreende procedimentos como laserterapia, fototerapia e peelings químicos. Segundo a Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética, a prática envolve tratamentos para as disfunções faciais e de envelhecimento fisiológico relacionado à derme, tecido adiposo e metabolismo.

biomedicina-estetica

Cuidados de beleza são a principal vantagem da biomedicina estética. Foto: iStock, Getty Images

O que faz a biomedicina estética

O objetivo primordial da biomedicina estética é cuidar da saúde, beleza e bem-estar do paciente. Os tratamentos promovem a recuperação dos tecidos e do organismo como um todo, com o objetivo de melhorar a autoimagem da mulher. Dentro de todos os tratamentos estéticos disponíveis, os que envolvem laser acabaram se tornando os mais populares.

A laserterapia, ou terapia com laser, possibilita a remoção de manchas na pele, a eliminação de pelos indesejados e até mesmo o rejuvenescimento da derme. Isso ocorre porque o laser é capaz de interagir com as estruturas da pele, estimulando a produção de colágeno e removendo a raiz dos folículos que originam os pelos.

Já a fototerapia é uma área da biomedicina estética que trata as doenças da pele, como psoríase e vitiligo. Essa forma de tratamento envolve exposições repetidas e controladas à radiação ultravioleta, pois os raios são capazes de alterar a fisiologia da pele. Uma boa alternativa para acabar de vez com os incômodos.

A biomedicina estética dispõe, ainda, de modernos equipamentos tecnológicos para acabar com a celulite. Através da ação térmica, em aparelhos que operam com sistema de radiofrequência, é possível melhorar o aspecto de “casca de laranja” provocado pela celulite.

O tratamento resulta na remodelação estrutural da pele, promovendo a quebra dos tecidos fibrosos e a compactação dos tecidos de gordura.

Procedimentos com toxina botulínica também são comuns dentro da biomedicina estética. Ele atua no combate às rugas de expressão e assimetrias faciais, promovendo o relaxamento dos músculos na área onde o botox é injetado. É opção para as mulheres que querem se livrar dos “pés de galinha” ao redor dos olhos.

Cuidados com a biomedicina estética

Antes de se submeter a qualquer procedimento da biomedicina estética, é necessário consultar um especialista, pois em certos casos há contraindicações. Mulheres grávidas ou com a pele bronzeada, por exemplo, não devem fazer tratamentos a laser.

Além disso, é necessário procurar um biomédico esteta, que conheça bem as técnicas e esteja apto a operar os equipamentos corretamente. Certifique-se de que o profissional em questão é devidamente capacitado para a realização dos procedimentos. Ele deve cumprir com as determinações estabelecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina.

Para usufruir plenamente das técnicas da biomedicina estética, é importante averiguar qual é o melhor tratamento indicado, dependendo do resultado que você espera. Conversando com um especialista, você poderá conhecer as mais variadas opções de procedimentos e entender são as vantagens e limitações de cada um.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!