Guia dos Dentes

Evite alimentos que deixam os dentes amarelos

Por Redação Doutíssima 25/05/2015

Assim como sorriso branco e brilhante impulsiona nossa confiança, os dentes amarelos são capazes de fazê-la desabar. Os dentes tendem a escurecer com a idade, mas a dieta e alguns hábitos também podem ser responsáveis pelas manchas. Se você quer ter dentes brancos, é necessário evitar alguns alimentos e adotar alguns cuidados básicos.

 

Dentes amarelos: causas do problema

A maioria das causas da descoloração dos dentes dividem-se em duas categorias: manchas extrínsecas e intrínsecas.

dentes amarelos

O vinho branco e o tinto contêm substâncias que podem deixar os dentes amarelados. Foto: iStock, Getty Images

As manchas extrínsecas são aquelas sobre a superfície do esmalte, a camada dura e externa de seus dentes. Normalmente, desenvolvem-se por causa de sua dieta, mas fumo e hábito de mascar tabaco também são responsáveis por elas. Além disso, a falta de higiene dental permite que a placa acumule-se nos dentes, deixando-os com aspecto mais escuro.

 

As manchas intrínsecas ocorrem dentro do dente, e aí vários fatores podem alterar a cor do esmalte . Eles incluem desde medicamentos – segundo a Associação Brasileira de Odontologia Goiás (ABO – GO), o uso de antibióticos pode manchar os dentes – e quimioterapia dirigida à cabeça e ao pescoço, e vão até a ingestão excessiva de flúor.

 

Além do aparecimento dessas manchas, outros dois fatores podem contribuir para dentes amarelos: o envelhecimento e a genética – nesse último caso, da mesma forma que a cor de sua pele ou olhos, é possível que você nasça com dentes que pareçam mais amarelos do que os de outras pessoas.

 

Alimentos e bebidas que causam dentes amarelos

Os principais responsáveis pelos dentes amarelos, porém, são alguns alimentos e bebidas. Isso porque alguns não apenas mancham, mas também são ácidos e desgastam o esmalte, proporcionando assim mais facilidade para manchas.

 

A primeira coisa a fazer para evitar os dentes amarelos, é tomar um grande gole de água depois de ter terminado a sua refeição, para limpar quaisquer ácidos ou compostos de coloração. A segunda é, ativamente, tentar obter mais saliva na boca depois de comer, e deixá-la mover-se sobre os dentes. Veja alguns dos alimentos para evitar:

 

1. Chá preto

dentes amarelos

Quem quer evitar dentes amarelos precisa moderar no consumo de chá preto. Foto: Shutterstock

O chá preto, por conter grande quantidade de taninos, é considerado uma das bebidas mais problemáticas para os dentes amarelos. O mesmo vale para o café.

 

2. Refrigerantes

dentes amarelos

Quantidades expressivas de açúcar em refrigerantes desgastam o esmalte dos dentes. Foto: Shutterstock

Os ácidos fosfórico e cítrico e as grandes quantidades de açúcar em refrigerantes desgastam o esmalte dos dentes.

 

3. Doces

dentes amarelos

Doces são inimigos dos dentes não só pelas cáries, mas também por deixá-los amarelados. Foto: Shutterstock

Balas e doces coloridos que você mastiga são um grande problema para a coloração dos dentes. Não apenas por causa de seu alto teor de açúcar, mas também em razão do período que permanecem em sua boca.

 

4. Vinho

Vinho tinto também deve ser ingerido com moderação por quem quer evitar dentes amarelos. Foto: Shutterstock

Vinho tinto também deve ser ingerido com moderação por quem quer evitar dentes amarelos. Foto: Shutterstock

O vinho tinto é bem conhecido devido aos seus polifenóis profundamente coloridos e taninos. Ocorre que o vinho branco também é um problema porque seus taninos e natureza ácida preparam o esmalte dos dentes para a coloração de qualquer outro alimento ou bebida que esteja nesta lista, se os estiver consumindo ao mesmo tempo.

 

5. Curry e outros molhos

dentes amarelos

Curry, pimentão e tomate deixam o esmalte dental poroso. Foto: Shutterstock

Molhos como curry, pimentão e tomate deixam o esmalte dental poroso. Curiosamente, saladas verdes ou legumes no vapor, como brócolis ou couve-flor, criam uma camada protetora sobre o esmalte para diminuir a chance de coloração. Então, vale a pena consumi-los quando usar curry ou outros molhos.

 

6. Frutas e legumes

dentes amarelos

Alguns legumes, como a beterraba, são carregados de compostos fortemente coloridos. Foto: Shutterstock

Embora sejam muito saudáveis, algumas frutas e legumes, como romã, mirtilo e beterraba, são carregados com compostos fortemente coloridos, tais como polifenóis. Essas substâncias são muito benéficas, mas não para os dentes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!