Guia dos Dentes

Lente de contato para dentes corrige imperfeições

Por Redação Doutíssima 25/05/2015

Para quem pensa que apenas com o uso de aparelhos ortodônticos é possível ter dentes perfeitos, a novidade é a lente de contato para dentes, uma lâmina que ajuda a preencher falhas, espaços e imperfeições nos dentes e, o melhor de tudo, sem dor.

 

Pessoas insatisfeitas com o próprio sorriso e que não querem aguardar pelo resultado de um tratamento ortodôntico podem ter uma solução rápida usando este tipo de técnica.

 

Uma lente de contato para dentes nada mais é do que uma lâmina de cerâmica, muito fina, mas com espessura suficiente que, ao ser colada sobre o dente, altera coloração, formato e tamanho, criando uma nova tonalidade e desenho para o sorriso.

lente de contato para dentes

Lente de contato ajuda a corrigir imperfeições e deixa o sorriso mais bonito. Foto: iStock, Getty Images

Segundo o dentista William Frossard, mestre e doutor em odontologia, especialista em prótese dentária, e professor e coordenador do curso de especialização em Prótese Dentária Clínica da UERJ, o ideal é corrigir o posicionamento dos dentes com o aparelho. Entretanto, muitas vezes, sozinho, ele não é capaz de garantir a harmonia estética do sorriso.

 

“É comum, mesmo ao fim de um trabalho ortodôntico, utilizar a cerâmica ou a resina para alinhar e dar uniformidade aos dentes”, explica o especialista.

 

Quando a lente de contato para dentes é indicada?

O especialista William Frossard indica que a lente de contato tanto pode aumentar os dentes tanto em largura quanto em altura. Por isso, é uma boa opção para quem tem dentes separados em razão de seu eficaz resultado estético.

 

Além disso, a técnica também é uma ótima solução para quem tem dentes fraturados e lascados, pois estas lâminas podem cobrir superfícies irregulares, promovendo um efeito polido e natural.

 

Há contraindicação, todavia, para quem deseja clarear dentes escuros, já que são fragmentos muito finos e que deixam passar a cor do dente natural. “Se os dentes forem muito escuros, não devem ser usadas. Para que a lente promova um tom mais claro aos dentes, é recomendado que, antes da sua aplicação, seja feito um clareamento dentário”, indica Frossard.

 

Para colocar lente de contato para dentes serão necessárias três consultas ao dentista. A primeira delas é para avaliação do profissional, planejamento e análise no computador através de fotos. A segunda é para fazer preparo (desgaste), se houver necessidade, e molde dos dentes. A última é para instalar as lentes.

 

As lâminas de porcelana são colocadas sobre os dentes, uma a uma, conforme a necessidade de cada pessoa. Na maioria dos casos, o desgaste dos dentes realmente não é necessário, mas o profissional pode decidir desgastar alguma parte para que a lente de contato fique perfeitamente encaixada.

 

Cuidados com a lente de contato para dentes

Muitas pessoas se preocupam com os cuidados após o procedimento, principalmente com a restrição a alguns alimentos e bebidas. Entretanto, o dentista William Frossard revela que é possível levar uma vida normal após o procedimento.

 

“Nada diferente do cuidado que se deve ter com os dentes, sem as lentes. Mastigar gelo, por exemplo, não faz bem a nenhum dente, pois há risco de fratura. E diferentemente dos dentes, as lentes não pigmentam com chá, chocolate, café, entre outros.”, ensina.

A lente de contato para dentes dura em média de cinco a 10 anos, e depois disso deve ser substituída. Porém, a troca pode ser necessária se houver fratura ou desgaste. A verdade é que vai depender do perfil de cada paciente. Para aumentar a vida útil das suas lentes, cuidados básicos com a sua saúde bucal devem ser observados.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!