Gestante

Organismo pode ter alterações na primeira semana de gravidez

Por Redação Doutíssima 25/05/2015

As mulheres que estão na primeira semana de gravidez já podem perceber algumas mudanças sutis no corpo. Entretanto, as mais significativas que ocorrem no corpo da mulher grávida começam a ficar evidentes para o mundo exterior a partir do segundo trimestre (décima segunda semana) de gestação.

 

As alterações podem passar despercebidas por representarem um estado muito inicial. De acordo com o ginecologista e responsável pela área de reprodução humana da clínica Criogênesis, já na primeira semana de gravidez o útero começa a se adaptar e crescer. Alguns sintomas podem aparecer, como indisposição, náuseas, vômitos e sonolência.

primeira semana de gravidez

Enjoos, cólica, corrimento rosado e seios inchados podem ser sinais de gravidez. Foto: iStock, Getty Images

Início da gravidez

Cientificamente, a gravidez inicia de fato após o óvulo fecundado se alocar na parede do útero, o que pode acontecer em torno de 10 dias após a fecundação. Quando o óvulo fecundado encontra a parede uterina, acontece a implantação, que causa um leve sangramento muitas vezes confundido por corrimento.

O site do programa americano de educação sexual e gravidez Planned Parenthood indica que pode acontecer de um óvulo fecundado não permanecer alocado na parede do útero, e que isso é comum e frequente.

Nesses casos, não há gravidez, e o óvulo fecundado é liberado da mesma maneira que os demais óvulos produzidos durante a vida da mulher, durante a menstruação.

A partir do momento da implantação, pode-se considerar o início da primeira semana de gravidez. Ao perceber a ausência da menstruação, o óvulo já está alocado na parede uterina há mais de uma semana.

Sendo assim, logo após a implantação, o corpo já produz o hormônio Beta HCG o suficiente para indicar resultado positivo em testes de farmácia.

Sintomas na primeira semana de gravidez

Esses sintomas costumam aparecer após a terceira semana, mas nada impede que eles sejam percebidos já na primeira semana de gravidez. Confira a lista:

 

– Corrimento de cor rosada

– Cólica

– Seios e abdômen inchados

– Acne repentina

– Cansaço mesmo sem alteração na sua rotina

– Tontura e queda de pressão

– Náusea, enjoos e vômito

– Prisão de ventre

– Variações de humor

– Alta frequência de idas ao banheiro para urinar

Muitos desses sintomas aparecem também na época de TPM ou em razão de um problema estomacal. Por isso, é tão difícil identificar que são sinais da primeira semana de gravidez.

Se você é sexualmente ativa e apresentou esses sintomas, talvez seja a hora de consultar um ginecologista. O médico pedirá exame de sangue para confirmar a gravidez e dará instruções do que deve ser feito a partir desse momento para garantir uma gestação saudável e tranquila.

Feto na primeira semana de gravidez

A partir do momento da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, inicia-se um processo de divisão celular que desencadeia o desenvolvimento inicial do bebê. Segundo o médico Renato de Oliveira, nessa etapa ocorre a organogênese, quando os órgãos começam a sua fase inicial de formação.

Como é bastante difícil de determinar o dia da fecundação do óvulo, o cálculo do dia do nascimento do bebê é feito a partir do primeiro dia da última menstruação antes da concepção.

Ou seja, para fins de previsão da chegada do bebê, a gravidez é contada mesmo antes de vocês estar de fato grávida.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!