Estética

Aprenda a fazer uma limpeza de pele com argila

Por Redação Doutíssima 26/05/2015

Para pessoas que gostam de alternativas naturais, a limpeza de pele com argila pode ser uma forma eficaz de manter a beleza em dia. Os tratamentos naturais são uma ótima opção para as mulheres que querem ficar bonitas, sem investir muito dinheiro em cremes e cosméticos.

 

A argila é um componente natural, extremamente benéfico para a pele. Em sua composição, conta com derivados de alumínio. Além disso, por ser retirada diretamente do solo, é excelente para tratar a pele e o cabelo.

 

A lista de benefícios é grande: a limpeza de pele com argila ajuda a prevenir o envelhecimento da derme, além de esfoliar e limpar os poros.

limpeza de pele com argila

A argila contém propriedades que podem ajudar a combater o envelhecimento da pele. Foto: iStock, Getty Images

Além disso tudo, segundo a Associação Nacional dos Terapeutas (ANT), a argila é potente, também, para acalmar inflamações no corpo. É capaz, ainda, de acabar com as manchas da pele e melhorar sua vitalidade. A boa notícia é que fazer uma limpeza de pele com argila em casa é simples, basta seguir alguns passos.

 

Saiba como fazer a limpeza de pele com argila

Para fazer uma máscara de argila superpotente, confira algumas dicas:

 

1. Misture o produto

Depois de adquirir a argila em uma loja de produtos naturais, misture uma colher de sopa desse ingrediente em uma tigela de plástico, com um pouco de água mineral. Mexa até que a massa fique uniforme, tomando cuidado para não ficar líquida demais.

 

2. Potencialize a substância

 

Potencialize o poder da limpeza de pele com argila acrescentando mais alguns ingredientes nutritivos na mistura. Mel, chá de camomila e óleo de argan são boas opções para garantir uma hidratação ainda maior.

 

3. Aplique no rosto

 

Quando a máscara estiver pronta, basta aplicá-la no rosto. É possível fazer isso com o auxílio de um pincel ou com as próprias mãos. Espalhe por toda a região da face, cuidando apenas para que a mistura não entre em contato com os olhos. Certifique-se de que a espessura de argila no rosto tenha pelo menos dois centímetros.

4. Deixe agir na pele

 

Deixe a argila atuando na pele por cerca de 20 minutos, até que fique bem seca. Em seguida, enxague o rosto com água morna em abundância.

5. Finalize a hidratação

 

Para finalizar a limpeza de pele com argila, seque o rosto e aplique um hidratante facial.

Benefícios da limpeza de pele com argila

A argila pode trazer vantagens diversas para a pele. Isso porque há variações da substância, sendo que cada uma delas proporciona benefícios próprios. Conheça as principais:

 

1. Argila branca

 

Se você tem a pele sensível, é nessa argila que deve investir. Ela é a mais rica em alumínio, por isso ajuda a clarear a pele e absorver sua oleosidade, sem desidratá-la.

 

2. Argila verde

 

A argila verde possui vários elementos em sua composição e é recomendada, especialmente, para as peles oleosas ou com muita acne. Ela possui ação adstringente, ajudando a deixar a pele com aspecto mais seco e combatendo as bactérias.

 

3. Argila marrom

 

Essa é uma argila puríssima. É eficaz para rejuvenescer os tecidos da pele, contribuindo para uma aparência mais jovial.

 

4. Argila vermelha

 

A argila de coloração avermelhada é rica em óxido de ferro e cobre. Serve, portanto, para hidratar a pele e combater seu envelhecimento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!