Mudar a cor do cabelo, investindo em tinturas e mechas é um hábito comum no universo feminino. Entretanto, pela falta de cuidado ou informação, muitas mulheres acabam ficando com manchas nos fios, o que pode prejudicar a saúde dos cabelos. Se você gosta de inovar no visual, alguns cuidados podem evitar o cabelo manchado.

 

Há vários fatores que podem contribuir para esse problema. Normalmente, a coloração ou descoloração mal sucedida é o que ocasiona danos ao cabelo, além de deixar as madeixas com cores diferenciadas e manchas. A boa notícia é que o cabelo manchado pode ser corrigido.

cabelo manchado
Procedimentos de limpeza de cor e decapagem podem eliminar manchas dos cabelos. Foto: iStock, Getty Images

Veja dicas para acabar com o cabelo manchado

Os melhores procedimentos para garantir que o cabelo manchado vai sumir de vez são os feitos no salão de beleza. Uma das alternativas é conhecida como a “limpeza de cor”. O processo, que deve ser realizado por um profissional, consiste em suavizar as tonalidades de tintura, utilizando um pó diluído em água quente.

Outra opção para limpar os fios é investir na decapagem capilar. A técnica é semelhante à descoloração, servindo para remover completamente a tintura da fibra capilar. Através do procedimento, é possível ficar livre de quaisquer pigmentos artificiais nos fios de cabelo, especialmente os causados por tonalizantes e tinturas.

 

Para retirar a cor de maneira suave, sem causar danos severos ao cabelo, é crucial procurar um especialista. O cabeleireiro poderá utilizar um descolorante com água oxigenada, considerando o volume ideal de acordo com o seu cabelo.

 

Ainda que o procedimento seja feito da maneira correta, ele não deixa de ser relativamente agressivo aos fios. Por isso, após descolorir o cabelo, é importante fazer hidratações capilares periódicas. Até porque, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cabelos danificados perdem o brilho, a umidade e a resistência.

 

Saiba como evitar o cabelo manchado

Melhor que remediar os fios de cabelo manchado, é aprender a preveni-los. Para isso, é importante que você não tente fazer mechas ou colorir as madeixas em casa, se não tiver habilidade para isso. Geralmente, esses procedimentos realizados de forma errada são os principais causadores das manchas.

 

Investir em shampoos de limpeza profunda não é uma alternativa eficaz para evitar manchas ou desbotar a coloração dos fios. Se você estiver insatisfeita com a cor das madeixas, usar esses produtos não vai adiantar. Eles só vão contribuir para o ressecamento dos fios, por conta dos ativos presentes em sua composição. E pior: podem aumentar ainda mais as manchas.

 

Portanto, para evitar completamente o cabelo manchado, invista em uma visita ao cabeleireiro. A melhor alternativa para prevenir esse probleminha indesejado é solicitar auxílio de um especialista, sempre que quiser radicalizar na coloração.

Isso não significa que ocasionalmente você não possa pintar o cabelo em casa, mas sempre que for fazer uma mudança extrema, opte pela ajuda profissional.

 

Lembre-se que, para não manchar os fios, é importante tomar uma série de cuidados. Os preparativos em relação à coloração, à escolha da tintura e ao modo de pintar a raiz fazem toda a diferença no resultado final. Também é importante testar o produto previamente, antes de aplicar em todo o cabelo.

 

Justamente por isso, se estiver na dúvida, é melhor buscar ajuda profissional. Assim será possível fugir das temidas manchas no cabelo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


DEIXE UMA RESPOSTA