Receitas

Saiba como fazer um delicioso pudim sem leite

Por Redação Doutíssima 26/05/2015

Se você tem intolerância à lactose, o pudim sem leite pode ser uma excelente opção. Não é raro conhecer pessoas com intolerâncias alimentares. Por isso, encontrar formas de fazer sobremesas deliciosas que todos possam consumir é interessante. Ao substituir a lactose da receita, intolerantes ou não podem saborear o alimento e curtir o momento.

A intolerância à lactose é uma dificuldade do corpo em absorver ou digerir esse açúcar do leite. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban), cerca de dois terços da população mundial apresenta o problema.

pudim sem leite

Pudim sem ingredientes com lactose pode ser opção para quem tem intolerância. Foto: iStock, Getty Images

Em algumas pessoas, essa dificuldade em lidar com a lactose causa apenas pequenos desconfortos, enquanto em outras é capaz de desencadear sérios problemas gastrointestinais, como diarreia, gases e mal estar.

Para evitar constrangimentos em eventos em grupo, que tal aprender a fazer um pudim sem leite? As receitas sugeridas agradam qualquer paladar e substituem o doce que geralmente é feito com leite e leite condensado.

Receita de pudim sem leite: zero lactose

Ingredientes:

– 500ml de leite de soja

– 1 xícara e ½ de açúcar

– 2 gemas

– 1 colher de sopa de amido de milho

– Algumas gotinhas de essência de baunilha

– 1 xícara de açúcar para caramelizar a forma

Modo de preparo:

Para fazer esse pudim sem leite, comece ligando o forno em temperatura baixa. Caramelize a forma de pudim (com furo no meio) com uma xícara de açúcar em fogo baixo, na boca do fogão.

Em uma panela, dilua o amido de milho no leite de soja em fogo baixo. Depois, adicione o restante dos ingredientes, mexa bem e deixe ferver por aproximadamente dez minutos.

Despeje o conteúdo da panela na forma de pudim e leve para assar por aproximadamente uma hora. Depois de assado, deixe esfriar antes de desenformar. Esse pudim fica muito mais saboroso se servido gelado.

 

 

Pudim sem leite com arroz

Ingredientes:

– 2 xícaras de leite de arroz

– 200 ml de leite de coco

– 1 xícara e ½ de açúcar mascavo

– 2 colheres de sopa de farinha de arroz

– 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem

– 2 xícaras de arroz cozido sem sal ou qualquer tempero

 

Modo de preparo:

O primeiro passo é aquecer água para fazer o banho maria em quem o pudim é assado. Enquanto isso, bata o arroz cozido e o leite de coco no liquidificador até formar uma massa homogênea. Após, junte o restante dos ingredientes e bata mais um pouco para misturar.

Enquanto os ingredientes misturam no liquidificador, pré-aqueça o forno a 180 graus. Quando a mistura de pudim sem leite estiver pronta, reserve e coloque um pouco de açúcar no fundo da forma de pudim e deixe caramelizar levemente.

Por cima do fundo caramelizado, despeje a mistura do pudim na forma. Coloque a forma dentro de outra retangular comum e preencha o fundo com água. Leve para assar por cerca de uma hora.

Para desenformar, o pudim sem leite precisa estar gelado depois de algumas horas na geladeira. Depois de desenformar, aqueça novamente o fundo da forma de pudim com uma ou duas colheres de sopa de água para desgrudar o caramelo e despeje essa calda por cima do doce.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!