Receitas

Saiba como preparar 2 receitas fáceis de sobremesa diet

Por Redação Doutíssima 26/05/2015

Diabéticos já sabem: o doce depois do almoço é permitido se a receita for uma sobremesa diet. A restrição da ingestão de açúcar pode parecer um pouco complicada para quem não tem uma alimentação tão restrita, mas existem substitutos que satisfazem os mais apaixonados por doces.

 

O que são produtos diet

Produtos com a identificação diet no rótulo representam uma restrição nutritiva, geralmente açúcar. Esses produtos são feitos especialmente para quem não quer ou não deve comer algum ingrediente tradicional na preparação de pratos.

sobremesa diet

Torta de banana feita com adoçante pode ser opção de sobremesa para diabéticos. Foto: iStock, Getty Images

Quem tem diabetes deve restringir ao máximo a ingestão de açúcar, já que a doença é caracterizada pela dificuldade do corpo em absorver e metabolizar o ingrediente.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a doença é caracterizada pela elevação da glicose no sangue do indivíduo. Por isso a importância de uma alimentação focada nas restrições.

Mesmo sem açúcar, essas sugestões de sobremesa diet contêm gorduras e outros ingredientes que, se consumidos em excesso, são prejudiciais à saúde. Para não exagerar, divida com amigos e familiares e aproveite as receitas com moderação.

Sobremesa diet: verrine de tiramisú

Essa sobremesa diet é a versão para um tradicional doce italiano que leva café em sua composição. Essa receita traz o doce já distribuído em porções individuais, prontas para servir.

Ingredientes:

– 6 colheres de sopa de queijo mascarpone

– 4 colheres de sopa de creme de leite

– 4 colheres de sopa de adoçante

– 1 colher de café de essência de baunilha

– 5 biscoitos diet

– ½ copo de café passado, já frio e adoçado com adoçante

– 1 colher de conhaque ou outro licor

– Cacau em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Na batedeira, bata a base dessa sobremesa: o queijo mascarpone, o creme de leite, o adoçante e a baunilha. Em uma vasilha separada, misture o café com o conhaque ou licor. Em verrines (ou copos ou taças para sobremesa), despeje a mistura do queijo e creme de leite até a metade.

Molhe os biscoitos na mistura do café, pique grosseiramente e coloque nas taças, por cima da mistura com mascarpone. Você pode colocar alguns pingos da mistura de café por cima para intensificar o sabor. Faça mais uma camada com o creme de mascarpone e polvilhe o cacau em pó.

Leve à geladeira, por pelo menos duas horas, e sirva bem gelada essa deliciosa sobremesa diet.

Sobremesa diet: torta de banana

A banana, uma fruta muito usada na culinária brasileira, é a protagonista dessa sobremesa. A torta é uma excelente opção para acompanhar um café ou compor a mesa em um chá da tarde.

Ingredientes:

– Farinha de rosca

– 12 bananas prata picadas

– 1 xícara de farinha de trigo

– 1 xícara de adoçante para forno e fogão

– 125g gr de margarina gelada

Modo de preparo:

Para fazer essa sobremesa diet, distribua o suficiente de farinha de rosca em uma forma ou tigela de vidro para forno. Corte as bananas ao meio no comprimento e posicione uma ao lado da outra na forma com farinha de rosca.

Misture a farinha de trigo e o adoçante e despeje por cima das bananas. Pique a margarina gelada em cubinhos e disponha por cima da farinha. Finalize com canela em pó e leve ao forno médio até a torta ficar bem dourada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!