Cabelos

Conheça 7 soluções para dar vida ao cabelo opaco

Por Redação Doutíssima 27/05/2015

O cabelo opaco pode ser consequência, muitas vezes, da insatisfação feminina. Às vezes o assunto é a cor e, em outras, é o formato. Porém, na tentativa de alcançar madeixas lindas, muitas vezes os fios capilares acabam perdendo a vitalidade natural das fibras.

 

Quando os fios perdem o brilho, fica complicado manter um visual bonito. Sem vida, eles ficam também sem o movimento e o balanço natural que é tão charmoso. Saber lidar com a situação é importante para que seja possível contorná-la e trazer os fios de volta à vida.

cabelo opaco

Resíduos de produtos e má alimentação podem deixar os fios capilares opacos. Foto: iStock, Getty Images

O que é o cabelo opaco?

O cabelo opaco acontece quando os fios estão desidratados e desnutridos. A opacidade fica em evidência se as madeixas já danificadas continuam passando por procedimentos que as danificam. A falta de brilho também está ligada ao envelhecimento precoce da cutícula de cada fio, que não suporta tratamentos químicos em excesso.

Junto com a opacidade vêm o ressecamento e as pontas duplas. Assim, os fios podem se tornar quebradiços e rebeldes, e o frizz pode aparecer com tudo.

Mas se você  não agir assim que notar a perda do brilho, os danos vão acumular e seu cabelo vai ficar cada vez mais difícil de tratar.

Grande parte das mulheres já sabe que abusar do secador, da chapinha e do babyliss resseca os fios, os deixa fracos e com aquela aparência opaca. Mas existem outros hábitos da sua rotina que podem deixar os cabelos sem viço.

O primeiro hábito é a alimentação inadequada. A falta de nutrientes pode afetar a saúde do seu cabelo, deixando-o opaco e ressecado. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), 72% das mulheres entrevistadas consideravam os fios opacos e quebradiços – e muitas ainda afirmaram que não se alimentavam corretamente.

Outro atitude maléfica ao cabelo é não remover todo o condicionador ao lavar os cabelos. Esse produto serve para selar as cutículas dos fios que ficam abertas após a limpeza com shampoo. Sem remover todo o condicionador, a camada externa do fio pode ficar aberta, enfraquecida e suscetível a novos danos.

 

Soluções para dar vida ao cabelo opaco

Com alguns cuidados, você pode deixar o seu cabelo com mais vida, movimento e saúde.

1. Lave o cabelo

Lave os fios com shampoo e condicionador e retire bem todo o produto depois de deixar agir.

2. Retire os resíduos

Se você utiliza sérum, leave-in e outros cosméticos capilares, tenha em mãos um shampoo para tirar resíduos.

3. Oleosidade dos fios

Respeite a oleosidade natural dos fios evitando água muito quente no banho. Lavar os cabelos com muita frequência também não é benéfico para a vitalidade dos fios.

4. Proteja o cabelo

Dê um tempo na chapinha, no secador e similares. E quando usá-los, não esqueça de proteger os fios do calor com um creme ou sérum.

5. Hidrate os fios

 

Hidrate seu cabelo opaco com frequência. Você pode intercalar as potentes hidratações dos salões com máscaras para aplicar em casa.

6. Reponha nutrientes

A reposição de nutrientes e reconstrução da fibra capilar também é essencial para dar vida ao cabelo opaco.

7. Escolha produtos específicos

Dê preferência aos produtos desenvolvidos para o cabelo opaco. Eles podem trazer o brilho de volta sem muito esforço.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros