Receitas

Receita de biscoito saudável ajuda a manter a forma

Por Redação Doutíssima 27/05/2015

A receita de biscoito saudável pode ser a chave para quem quer perder peso e ter saúde. Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter o corpo em dia. Segundo a American Dietetic Association, o consumo de alimentos integrais ajuda a diminuir o colesterol e o risco de diabetes, além de aumentar a saciedade.

 

Uma boa receita de biscoito possibilita o consumo de ingredientes como cereais, mel, cacau, avelã e vitaminas. Eles contribuem para a nutrição do corpo, além de representarem uma opção saudável de lanche para o dia a dia. Há várias combinações possíveis, inclusive receitas que não incluem farinha e leite.

receita de biscoito

Biscoito integral pode fornecer muitas fibras, vitaminas e minerais ao organismo. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da receita de biscoito saudável  

Os produtos integrais são os queridinhos da dieta. Eles representam uma excelente opção para incluir na alimentação, pois ajudam a controlar a fome. Isso ocorre porque as fibras absorvem água e acabam permanecendo mais tempo no estômago. O resultado é uma sensação de saciedade prolongada, diminuindo a vontade de consumir outros alimentos.

Além disso, é possível afirmar que os produtos integrais são mais ricos em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras do que qualquer alimento refinado. Assim, investindo em uma receita de biscoito integral, você estará mantendo uma alimentação mais equilibrada.

Dessa forma, além de manter o peso correto, será possível suprir o corpo com as quantidades necessárias desses componentes.

A estimativa ideal é de que uma pessoa consuma cerca de 25 a 35g de fibras diariamente. Essa ingestão pode ser feita através de alimentos integrais. Nessa categoria, entram arroz integral, macarrão integral e, claro, os biscoitos integrais.

Como fazer uma receita de biscoito integral

Apesar da vasta oferta de biscoitos integrais industrializados, uma receita caseira garante um sabor único por conta do frescor dos ingredientes. Além disso, preparar alguns biscoitos e deixá-los separados também é uma excelente opção de snack saudável para as visitas.

A receita de biscoito integral possibilita, ainda, a inclusão de outros ingredientes saudáveis em sua composição. Confira alguns elementos que podem ser acrescentados no preparo do biscoito, bem como os benefícios trazidos por eles:

1. Mel

receita de biscoito

Adoçante natural, mel auxilia no bom funcionamento do intestino. Foto: iStock, Getty Images

É um ótimo adoçante natural. Também auxilia no bom funcionamento do intestino, alivia dores de garganta e conta com ação antioxidante.

 

2. Avelã

receita de biscoito

Avelã ajuda a garantir a saúde da pele e dos ossos. Foto: iStock, Getty Images

Uma xícara de avelã contém 86% da dose diária recomendada de vitamina E. Por isso, esse ingrediente ajuda a garantir a saúde da pele e dos ossos.

3. Cacau

receita de biscoito

Cacau ajuda a manter o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Foto: iStock, Getty Images

O cacau é um alimento funcional muito importante para a saúde. Suas propriedades ativas ajudam a manter o bom funcionamento do sistema cardiovascular e fornecem energia ao corpo.

Agora que você já conhece todos os benefícios de uma receita de biscoito integral, que tal colocar isso em prática? Siga os passos abaixo para fazer um delicioso biscoito de mel e cacau:

Ingredientes:

– 2 xícaras de chá de aveia em flocos

– 2 colheres de sopa de cacau em pó

– 1 ovo

– 1/4 de xícara de óleo de coco

– 2 colheres de café de essência de baunilha

– 1 colher de sopa de mel

– 1 pitada de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos e, por fim, adicione o óleo, o ovo e a essência de baunilha. Mexa até que a mistura fique consistente. Faça bolinhas com a massa e coloque em uma forma. Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar por cerca de 20 minutos, com temperatura entre 230 a 255 ºC.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!